uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Creative Camp foi um êxito mas município quer mais envolvimento da comunidade

Creative Camp foi um êxito mas município quer mais envolvimento da comunidade

Iniciativa juntou em Abrantes cerca de 60 artistas nacionais e estrangeiros das áreas da arte urbana, vídeo, design, música e arquitectura.

A presidente da Câmara de Abrantes faz um balanço “claramente positivo” da terceira edição do festival 180 Creative Camp, que decorreu na cidade entre os dias 5 e 12 de Julho. “Estamos a criar um evento de grande sustentabilidade e com uma dimensão social muito importante”, referiu Maria do Céu Albuquerque, citada em nota de imprensa onde lança o desafio à população para se envolver ainda mais com a iniciativa.“Gostaria que os comerciantes replicassem e dinamizassem aquilo que foram as instalações deixadas e que se envolvessem cada vez mais em próximas edições do Creative Camp. A instalação deixada na rua Maria de Lourdes Pintassilgo pode ser um bom exemplo para pedir às várias ruas e becos da cidade e do concelho que no futuro se apropriem da ideia, para que possamos viver cada vez mais e melhor o espaço público”, considera a autarca.Refira-se que a rua Maria de Lourdes Pintassilgo foi a escolhida pelos criativos colombianos Maria Mazzanti e Martin Ramirez para realizarem a intervenção urbana “Domesticy”, projecto vencedor do concurso internacional lançado anualmente por esta ocasião. A ideia foi recriar um espaço doméstico em espaço público, recorrendo a um conjunto de objectos - mesas e cadeiras recuperadas - convidando as pessoas a sentarem-se e a conversarem sobre a cidade.Maria do Céu Albuquerque realça ainda o retorno económico que o festival de artes deixa na comunidade local, por causa do alojamento e restauração mas também porque todos os materiais utilizados pelos criativos foram adquiridos localmente.A iniciativa juntou na cidade cerca de 60 artistas nacionais e estrangeiros das áreas da arte urbana, vídeo, design, música e arquitectura. Do campo criativo deste ano destacaram-se acções de interacção com a comunidade local, entre outras, as que envolveram as crianças e jovens do campo de férias desportivas que fizeram um “assalto” ao Castelo da cidade, as intervenções em várias lojas comerciais do centro histórico, ou a participação da comunidade de Vale de Rãs na gravação de um videoclip com o grupo musical “Os Príncipes” (“Amo o não Amar”).
Creative Camp foi um êxito mas município quer mais envolvimento da comunidade

Mais Notícias

    A carregar...