Plano para o Desenvolvimento e Promoção Turística do Enoturismo debatido no Cartaxo
Iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo juntou agentes ligados ao sector
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, promoveu no dia 11 de Janeiro, mais uma reunião descentralizada para debater o Plano Estratégico para o desenvolvimento e promoção turística do enoturismo no Alentejo e Ribatejo. O debate decorreu no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, Cartaxo e contou com a presença de vários empresários ligados ao sector dos vinhos, hotelaria e animação turística. Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, felicitou Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, por mais esta iniciativa que visa “valorizar o vinho culturalmente e também associado ao património regional”. Segundo Ceia da Silva, o Plano Estratégico é fundamental, uma vez que a gastronomia e os vinhos são já o segundo motivo mencionado por turistas para visitarem o nosso país.O Plano Operacional para o Enoturismo do Alentejo e Ribatejo foi desenvolvido em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) e a Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana (APVCA) e visa estruturar e alavancar a promoção de um produto turístico que, nos últimos tempos, tem atraído diferentes mercados e merecido reconhecimento nacional e internacional, como por exemplo o título de Melhor Região Vinícola do Mundo para Visitar num concurso lançado a nível mundial pelo USA Today, um jornal diário dos Estados Unidos.O documento resulta de múltiplas visitas técnicas e entrevistas realizadas junto dos produtores das regiões, através das quais foi feito o levantamento da oferta turística actualmente existente naquele sector de actividade. Estabelecimento de protocolos / parcerias, melhoria nas acessibilidades e sinalética, qualificação estética e aparência cuidada, assim como actividades de animação turística foram as recomendações deixadas aos empresários do sector que se juntaram neste debate.
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