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Os simplexes e os complexes

São louváveis os esforços para facilitar a vida aos cidadãos e aos trabalhadores do Estado através da utilização de novas tecnologias. O que não é louvável é que os equipamentos e software de alguns serviços não funcionem ou funcionem de forma deficiente. Aqui há tempos apercebi-me que há alturas em que os profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, perdem imenso tempo por causa do mau funcionamento de equipamentos que custaram milhares e milhares de euros ao erário público. Também descobri, através de uma amiga que tem uma empregada estrangeira, que a maior parte do software do Estado aceita números de cartões de cidadão mas não aceita, por exemplo, números de cartões de residência emitidos pelo Estado português a cidadãos que trabalham no nosso país há anos e que aqui pagam os seus impostos, sendo que alguns deles até trabalham para o Estado. Não há nada pior para um contribuinte que ir a um serviço público como já me aconteceu mais que uma vez, e descobrir que os sistemas informáticos estão fora de serviço e que o que nos levou lá não pode ser tratado. Dir-me-ão que falhas sempre existirão. Aceito mas acho que quando há falhas a mais e quando os problemas não se resolvem rapidamente os simplexes se transformam em complexes e todos perdemos com isso.Marília Pernas d’ Abreu

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