uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O “Eu Efémero” de João Maria Ferreira para ser visto em duas salas de Santarém

O “Eu Efémero” de João Maria Ferreira para ser visto em duas salas de Santarém

Jovem artista escalabitano tem os seus trabalhos de pintura, escultura e banda desenhada em exposição no Fórum Mário Viegas e no Palácio Landal, no centro histórico da cidade.

“Eu Efémero” é o nome escolhido pelo jovem artista plástico João Maria Ferreira para a exposição de artes plásticas que inaugurou no sábado, 28 de Maio, e que vai estar em exibição até 18 de Junho no Fórum Actor Mário Viegas e no Palácio Landal, no centro histórico de Santarém.
A primeira parte da inauguração decorreu no Fórum Mário Viegas com um pequeno discurso do autor, no qual agradeceu a presença dos visitantes e também a quem o ajudou a que a exposição se concretizasse. O discurso terminou com o autor indicando ao público para seguir para o Palácio Landal, situado a cerca de 100 metros.
João Maria Ferreira é um artista plástico nascido em Santarém há 24 anos. É aluno de mestrado em Pintura na Universidade de Belas Artes de Lisboa e frequenta também a licenciatura em Psicologia no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada). O MIRANTE assistiu à inauguração e trocou algumas palavras com o autor que, ao ingressar noutra área de estudos, defende que a psicologia é bastante importante para o seu trabalho, “na medida em que me pode ajudar a perceber melhor o meu público, e como interagir com o mesmo através das minhas obras”.
Os trabalhos que seleccionou para a exposição projectam a sua reflexão sobre a condição humana na sociedade, escolhendo o chimpanzé como figura ilustrativa e comparando-o com o ser humano. Quanto ao título, João Ferreira diz que efemeridade refere-se particularmente ao sentimento de que nada é eterno. “Tal como na vida, o meu trabalho tende a crescer e a evoluir até chegar a um fim”, diz.
Por lhe terem sido cedidos dois espaços para a exposição, o autor alega que além da grande responsabilidade que acarreta, fê-lo repensar como seria a melhor forma de aproveitar os dois locais. João Ferreira organizou cronologicamente a exposição de forma a representar a evolução como artista e os novos materiais que daí advieram. O primeiro local representa o início da sua carreira, onde encontramos maioritariamente pintura a óleo e retratos, enquanto no palácio deparamo-nos com esculturas em arame e cortiça, ilustrações de banda desenhada e outras pinturas que representam uma fase actual.
A exposição permanecerá até dia 18 de Junho no Fórum Mário Viegas que manterá as suas portas abertas de segunda a sexta-feira das 15h00 às 18h30, e sábados das 10h00 às 13h00. O horário de funcionamento do Palácio Landal é de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

O “Eu Efémero” de João Maria Ferreira para ser visto em duas salas de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...