Fotografias nas ruas e lojas “ocupadas” por artistas no centro de Santarém
Programa “Verão In.Str… É um Espanto!” com múltiplas actividades
Grandes painéis de fotografias retratando a cidade estão expostos desde quinta-feira, 12 de Julho, em duas praças e uma rua do centro histórico de Santarém, em mais uma iniciativa do programa “Verão In.Str… É um Espanto!”. A exposição “Caminhos das Artes”, que inclui fotografias de 15 fotógrafos de Santarém, vai usar varandas da cidade, numa mostra que se integra na vertente “In.Artes” do programa de Verão promovido pelo município em parceria com um vasto conjunto de entidades.
No mesmo dia, depois da inauguração da exposição, foi apresentada, no Jardim das Portas do Sol, uma instalação artística, “D. Quixote e a Cúpula (Pré) Pós-Apocalítica”, de Ilie Duta, resultante de uma parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, que procura consciencializar “para a ameaça da escassez de recursos, recuperando ecopontos destruídos por vândalos”.
Por outro lado, uma dezena de lojas devolutas do centro histórico de Santarém voltaram a abrir portas, estando a ser dinamizadas por artistas plásticos do concelho, num projecto que envolve seis jovens artistas apoiados pelo Instituto Português da Juventude.
O percurso inclui uma loja/galeria de fotografia, “In.Focus”, na rua Primeiro de Dezembro, com trabalhos de “17 amantes de fotografia, de Santarém, num cruzamento de olhares, sensibilidades e sentidos” e um conjunto de objectos ligados à fotografia, cedidos pelas escolas superiores de Gestão e de Educação e pela Biblioteca Municipal, estando no n.º 54 da mesma rua a “Galeria Por Acaso”, com trabalhos de João Paulo Roque Gameiro, Pedro Magalhães e Júlia Fernandes, segundo uma nota do município.
No torreão norte do Mercado Municipal está instalado o ‘atelier’ de artes plásticas de Estala Lázaro, recebendo a “Galeria Até ao Equinócio”, na rua Pedro Canavarro, obras de Carlos Amado, Fernando Veríssimo, Mário Rodrigues, José Catrola e Xavier Correia.
Na rua Serpa Pinto estão quatro galerias, uma da Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, com trabalhos de Élio Oliveira, a “Sítio das Artes”, com obras de Francisco Pereira e Sandra Valença Conde, “A Alma da criação é a Sorte do Sapateiro”, “ocupada” com o tema “Os Bichos” trabalhado por Fernanda Narciso, e a Loja Galeria de Paulo Batista, que combina a sua produção artística contemporânea com outros artefactos.
O maior dos espaços do projecto, a “Galeria Garagem das Artes”, na rua Elias Garcia, acolhe o trabalho artístico dos pintores Bruna Galveias, Graça Morgadinho, João Cegonho, João Maria Ferreira, João Pereira, Fontenelle, Maria José Couto e Rafael Antunes.
O município integrou no programa a Incubadora de Artes de Santarém, instalada numa antiga escola primária do centro histórico e onde se encontram vários artistas a desenvolver “projectos especiais”, e a Casa do Brasil, com a exposição “Ilustração científica da botânica brasileira”, patente até 17 de Setembro.