uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Depois do título europeu Pedro Marques quer ser campeão do mundo

Depois do título europeu Pedro Marques quer ser campeão do mundo

Jovem praticante do FC Alverca sagrou-se campeão europeu de karaté em Dublin. Entrou nas artes marciais aos cinco anos para disciplinar o temperamento rebelde e a receita resultou a tal ponto que aos 19 anos já tem um palmarés assinalável.

Pedro Marques, 19 anos, é campeão europeu de karaté em kata individual (movimentos de simulação de luta usados no karaté e noutras artes marciais) e ainda ajudou a equipa nacional a conquistar a medalha de bronze por equipas na mesma disciplina. O feito foi atingido em Abril em Dublin (República da Irlanda) e valeu-lhe ser agraciado este mês pela Junta de Freguesia de Alverca com o galardão de mérito de Desporto, durante a comemoração dos 26 anos da cidade. O jovem residente em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, já tem um palmarés assinalável e aponta agora para o título mundial.
O atleta do FC Alverca iniciou-se no karaté aos cinco anos, quando o pai se fartou de receber notícias de que o filho se envolvia em brigas na escola. O pequeno Pedro era um rapaz irrequieto e rebelde. O karaté foi uma forma de lhe incutir alguma disciplina e moderação. “O Pedro chegou aqui como um miúdo rebelde e mudou totalmente. Rapidamente se tornou humilde, obediente e agora dá gosto conviver com ele. É muito disciplinado”, refere o treinador, o sensei João Santos Carreiro.
O título europeu conquistado na República da Irlanda era uma meta que Pedro já ambicionava há algum tempo. “Era um objectivo que já esperava concretizar. Agora é manter este título e procurar o primeiro lugar no mundial”, assume o atleta.
Para o treinador, o título mundial não é impossível tendo em conta a evolução de Pedro. “Ele no Europeu da Póvoa de Varzim atingiu os quartos de final, no Campeonato do Mundo em Tóquio chegou ao quarto lugar. Com a dedicação dele começamos a acreditar que o título é possível”, afirma João Carreiro.
Por vezes Pedro tem dificuldade em conciliar a vida pessoal e profissional com os treinos. O jovem estuda Engenharia Electrónica no ISEL e por vezes tem de se socorrer da boa vontade dos colegas para o ajudarem nos trabalhos da faculdade. “Nós treinamos seis dias por semana e por vezes também se lembram de colocar qualquer coisa ao domingo. Contudo os meus colegas percebem a minha situação e têm-me apoiado. Embora tenha tido boas notas são eles [os colegas] que acabam por fazer a maior parte do trabalho”, diz acrescentando que faz pausas nos treinos durante a altura dos exames.
O karaté não é um desporto olímpico mas para Pedro isso não é um problema. “No Kata, que é para mim a alma do Karaté, o que importa é a perfeição e numa competição como os Jogos Olímpicos o que poderia acontecer era dar-se primazia ao nível físico e não tanto à técnica e espírito”, refere.
O Karaté é uma das bandeiras do FC de Alverca e Pedro indica que o clube tem bons atletas. Já o sensei João Carreiro realça o apoio que o clube tem dado à modalidade. “De há 40 anos para cá que as direcções do FC Alverca respeitaram sempre esta associação. Esta direcção a nível de publicidade tem sido extraordinária e realmente não podemos pedir mais, eles estão sempre prontos a ouvir-nos”, indica.
Neste momento a época do Karaté está de férias. Em Outubro começam as competições que vão decidir quem será seleccionado para representar Portugal nos europeus de 2017.

Depois do título europeu Pedro Marques quer ser campeão do mundo

Mais Notícias

    A carregar...