
Uma jovem campeã cheia de ambição
Maria Caniço, da Associação 20Km de Almeirim, venceu a prova de BTT no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo na categoria de iniciados e sonha chegar um dia ao Campeonato Mundial de BTT.
Foi incentivada pelo pai que Maria Caniço, 12 anos, começou a dar as primeiras pedaladas na modalidade de BTT (ciclismo todo-o-terreno). Três anos passados, a jovem ciclista da Associação 20Km de Almeirim venceu a prova de BTT no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo na categoria de iniciados, que decorreu em Almeirim, cidade onde reside.
“Senti-me muito feliz, pois era aquilo que queria. Treinei muito para alcançar esse objectivo, que era ganhar essa prova”, diz Maria Caniço a O MIRANTE. A jovem ainda praticou natação, mas não optou por competir nessa modalidade. O BTT é hoje o seu grande foco em termos desportivos e as metas estão traçadas: “O objectivo no BTT é ganhar o Campeonato Regional e o Campeonato Norte Alentejano “ e, se possível, “um dia chegar ao Campeonato Mundial”.
A atleta conta que foi o pai quem lhe pegou o gosto pelas bicicletas. “Ele levou-me uma vez a um treino e eu gostei. Depois comecei a ir às provas e fiquei a gostar ainda mais”. A preferência pelo BTT em relação à estrada deve-se ao facto de ser mais experiente na modalidade. “Pratico BTT há três anos, mas estrada só comecei este ano”. Os treinos de BTT são feitos umas vezes com o pai, Ernesto Caniço, e outras com a equipa do 20km às quartas-feiras e sábados. A vertente de estrada é praticada com um grupo de amigos com os quais Maria se reúne às sextas-feiras.
O treino é variado na preparação para provas e é Maria quem faz os planos com a ajuda do pai. Inicialmente, para o BTT, Ernesto criava gincanas para o desenvolvimento do controlo de travões e levava-a até ao percurso para reconhecimento. Actualmente, a atleta procura o pai para fazer a preparação da prova, desde o reconhecimento das pistas até aos exercícios necessários. Ernesto diz-se surpreendido pois não necessita de dar quaisquer indicações a Maria.
A prática desportiva não condiciona a vida escolar. Mesmo com bastantes horas de treinos, Ernesto não deixa o desempenho escolar da sua filha ser afectado, nem as brincadeiras que fazem parte da idade. O pai de Maria critica a pressão que algumas crianças sofrem por parte dos pais e treinadores. Afirma que lhes roubam a infância e passam a ver o desporto como uma obrigação e não como um prazer.
Na sala de estar, uma vitrina repleta de medalhas e taças revelam o palmarés da atleta. Maria tem orgulhosamente expostas as medalhas e taças de campeonatos de BTT, desde o escalão de benjamins até iniciados. Demonstra que o seu esforço e dedicação são recompensados no final de cada prova e que as horas passadas nos treinos trazem os resultados pretendidos.

Mais Notícias
Destaques
