Família da Chainça que perdeu tudo em incêndio já vive na casa nova
Habitação foi reconstruída graças à solidariedade e esforço da comunidade
Cremilde Lemos e Jorge Lemos, que perderam a sua casa num incêndio há um ano na localidade da Chainça, concelho de Abrantes, já vivem na sua nova habitação, reconstruída das cinzas com a ajuda da população.
O ano passado mãe e filho viram as chamas consumirem o seu lar e a família teve que passar a residir numa habitação de familiares, situada nas proximidades, que não tinha grandes condições. Ali, Cremilde Lemos e o filho foram vendo a casa nova a ser erguida lentamente. Tudo feito com a ajuda e o esforço da população local que se mobilizou solidariamente para os ajudar e foi levantando a casa das cinzas.
Em Abril deste ano, quando O MIRANTE
os visitou pela última vez, ainda havia muito por fazer, mas entretanto o ritmo dos trabalhos acelerou e há duas semanas que os dois já vivem na sua nova casa.
Cremilde Lemos ainda não quer acreditar e às vezes ainda estranha a casa nova. “Na primeira semana parecia que não era nada meu”, conta a O MIRANTE, confessando que foi com muita emoção que recebeu a sua nova habitação. Diz-se “contente”, mas não quer usar a palavra feliz, pois diz que as muitas amarguras que já passou na vida não a deixam ser totalmente feliz. Passou por muito e neste último ano, confessa, “eu já nem sabia bem quem era”.
Desde a perda do marido que Cremilde Lemos vive só com o filho que sofre de uma doença que a obriga a gastar muito dinheiro da sua pequena reforma. A mudança para a nova casa, diz, tem sido positiva também para a saúde do próprio filho. “O médico deu-lhe os parabéns por ele estar bem e ter forças ainda para me dar apoio, foi como se tivesse saído o euromilhões”, conta.
Um ano depois, Cremilde Lemos viu o sonho de ter um tecto novo realizado, e a toda a população que colaborou que para que esse sonho fosse real diz-se “muito grata e sem palavras”.