
Por uma melhor qualidade de vida dos animais
Como grupo de Medicina Veterinária e neste nosso dia (4 de Outubro) fazemos um apelo a uma maior sensibilidade e dedicação à qualidade de vida dos animais.
Dia 4 de Outubro é o Dia de S. Francisco de Assis, santo protector dos animais, Dia do Médico Veterinário e Dia dos Animais. Falar sobre os animais é não esquecer os humanos pois sempre existiu uma ligação e uma vida em comum de milhares de anos, com a entreajuda de todos os animais domesticados.
A civilização cresceu e com ela aumentou a ligação Homem/Animal, a ponto de cães e gatos (aqueles que mais se aproximam do Humano) o acompanharem na sua morte ou seja na sua viagem para o Além.
O antigo Egipto tinha leis de protecção para os gatos e muitos foram encontrados em túmulos. Na época medieval o cão foi muitas vezes representado aos pés do seu tutor sempre como símbolo de fidelidade (fiel servidor do seu rei ou instituição e fiel no casamento).
Foi nos séculos XVII e XVIII que se iniciou a concepção que hoje existe sobre o animal de companhia. Esta situação surge nas pessoas da corte ou a ela ligadas; nos conventos e mosteiros onde animais de companhia eram muito bem tratados e acarinhados. Enquanto isto se passava na classe burguesa e clero, nas ruas de Lisboa havia milhares de cães vadios que se alimentavam de imundices e lixo caseiro que eram lançados directamente para a rua.
A Sociedade Protectora de Animais foi criada em Portugal em 1875 tomando a iniciativa de recolher e proteger animais abandonados bem como sugerir regulamentação para a vida e recolha dos mesmos.
Assim sendo os animais domésticos e em particular o cão e o gato que sempre conviveram connosco neste mundo desigual lutando sempre pela nossa vivência e sobrevivência sem qualquer exigência, merecem uma atenção e um carinho especial pela sua fidelidade.
Como grupo de Medicina Veterinária e neste nosso dia (4 de Outubro) fazemos um apelo a uma maior sensibilidade e dedicação à qualidade de vida dos animais.
Por uma melhor qualidade de vida dos animais, nossos amigos.
João Cláudio
Director Clínico da Clínica Veterinária São Francisco de Assis

Mais Notícias
Destaques
