uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“A feira tem muita importância porque é das mais antigas do país”

“A feira tem muita importância porque é das mais antigas do país”

Américo Bernardes Gerente da Mediadora PredialXira, 77 anos, Vila Franca de Xira

É fiel às tradições? De que forma participa na Feira de Outubro? Não se pode dizer sim e não. Mas sou fiel, queria ver os toiros à solta numa manga, pois prejudica todo o comércio das ruas onde andam com terra, poeiras, lama, esgotos, portas fechadas … Mas qual o espaço para a manga? Não respondo aqui. Mas acho que daqui a 100 anos já não existe!

Que importância tem esta feira para a região? A feira tem muita importância porque é das mais antigas do país. Vem desde 1650 e manteve-se viva até hoje. Já noutros tempos era muito importante porque era aqui que se vinha comprar e vender a lã, a seda e as jóias dos ourives do norte. Mais tarde eram os latoeiros, sapateiros, louceiros, cordoeiros de Lisboa, do Alentejo e da Covilhã... Todos os artistas do país vinham a Vila Franca e era onde se compravam os artigos para usar durante o ano. E manteve-se até hoje a tradição do artesanato que pode ser admirado no pavilhão.
O que gostava de ver diferente na feira? Gostava que não se modernizasse tão rapidamente, já que é uma feira tão antiga. Gostaria de ver manter-se algumas tradições antigas, como os restaurantes arcaicos de outros tempos, gostava muito de voltar a ver aqui o circo que era uma mais valia e uma grande alegria para as crianças.
Em que medida a feira contribui para a economia local e o desenvolvimento da terra? É importante para a nossa economia pois traz milhares de pessoas à cidade, que além de visitarem a feira visitam também a nossa terra e ficam a conhecer o nosso património. Mesmo com esta crise que paira no ar, mesmo que não levem para casa muitas compras, sempre almoçam, jantam, lancham, pagam parques e o dinheiro fica cá. Desenvolve a restauração e o comércio.
Como vê o futuro do seu concelho? É uma excelente pergunta mas difícil a resposta. Todos queremos que tenha bom futuro, pois há filhos, netos e tradição. Mas numa situação real em que as pessoas qualificadas se foram todas embora só restando os idosos, os subsídiodependentes e os autarcas … é difícil.
E o futuro da sua empresa? Cá estamos na luta para dar continuidade aos serviços prestados aos nossos clientes. Talvez até abrindo sucursal na Castanheira do Ribatejo.
Que alterações notou na região? Estou na globalidade satisfeito com as mudanças políticas quer a nível local quer nacional. Em tempos como estes com mudanças aceleradas é importante haver mais vozes competentes mas que tenham espírito de missão e que promovam consensos, que saibam dialogar e fazer acordos com coragem. Na zona de Vila Franca nota-se mais vida nas ruas, as pessoas estão a usar os espaços verdes para desporto e alguma revitalização no comércio.
Qual é o seu clube do coração? O Sporting é o meu querido, mas não gosto do estilo Jesus, que penso ser um falso malabarista que não leva o Sporting longe.
E a viagem de sonho? Todo o Mundo é cheio de belezas porque nada é igual, mas para o meu estilo não me canso de elogiar a beleza dos Açores.
O que não lhe perguntamos que gostava de responder? Se não se podem privatizar as câmaras municipais… para eu dizer que sim!

“A feira tem muita importância porque é das mais antigas do país”

Mais Notícias

    A carregar...