uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Em Vila Franca de Xira vive-se intensamente as tradições

Em Vila Franca de Xira vive-se intensamente as tradições

Gonçalo Inverno Gerente da Eyestore - Centro Óptico de Alhandra, 38 anos

É fiel às tradições? As tradições são extremamente importantes na vida de qualquer país, concelho ou localidade. É aquilo que define a forma de pensar e agir de cada região. Consideramos que as tradições devem ser respeitadas porque são o reflexo do nosso passado. Vila Franca de Xira é muita rica em tradições e as pessoas vivem intensamente as tradições. Julgamos que isso é muito importante para o crescimento desta região.
De que forma participa na Feira de Outubro? Participo experimentando tudo o que de bom se faz na feira. Os petiscos, as bebidas, as iguarias são deliciosas e gosto de experimentar tudo. E, claro, a largada.
É aficionado? Gosto de ver.
Que importância tem esta feira para a região? Esta feira é muito importante do ponto vista cultural, económico e social. As pessoas gostam de participar e de mostrar as suas artes. Encontramos nesta feira produtos de muita qualidade, o que é importante para que valores centenários não se percam. Para além das tão esperadas largadas de touros, também o convívio entre amigos nas tascas, tertúlias e nas ruas é um ex-líbris desta feira.
O que gostava de ver diferente na feira? Mais espaço para as diversões e para os expositores para que as pessoas possam circular de uma forma menos condicionada. Os acessos e estacionamento são outro problema, fazendo com que muitas pessoas não se desloquem à feira e usufruam das festividades.
Como vê o futuro do seu concelho? Este concelho tem sofrido muito com a crise económica. Muitas fábricas e empresas fecharam, ou reduziram as suas estruturas, levando muitas pessoas para o desemprego. No entanto, acredito que as pessoas são capazes de se moldar e adaptar. Este concelho tem muito potencial para o desenvolvimento e para a renovação de si próprio. As pessoas gostam de se juntar e criar projectos. Existem vários exemplos de esforço comum em diversas associações locais e juntas de freguesia. Temos que acreditar num futuro melhor para todos nós.
E o futuro da sua empresa? Abrimos em Dezembro de 2008 com a perspectiva de dar a Alhandra um conceito diferente do que existia até então. Nesse ano desencadeou-se a crise económica. O mercado mudou e nós tivemos que nos adaptar tendo em conta as dificuldades que as famílias passaram ao longo destes anos. Grande parte dos nossos clientes acompanham-nos desde o início e, com eles, trouxeram novos clientes e suas famílias. Esta confiança deve-se a um vasto leque de serviços que disponibilizamos, tal como consultas, protocolos estabelecidos com as escolas, empresas e associações locais. O que pretendemos é continuar a prestar um bom serviço e a dar sempre a melhor solução, com qualidade adaptada a cada cliente.
Em que medida a feira contribui para a economia local e o desenvolvimento da terra? Encontramos nesta feira produtores locais, pequenas empresas que ainda produzem de uma forma tradicional os produtos da região. Existem outros a recuperar produtos esquecidos com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia. Esta feira é uma amostra muito importante para estes produtores. Ao comprarmos estes produtos, estamos a incentivar as pessoas a criar e a desenvolver iniciativas locais de trabalho. Isto é muito importante para a economia local e deve continuar a ser incentivado de uma forma muito positiva porque as pessoas gostam de comprar na sua terra e gostam de comprar na Feira de Outubro.
Está contente com as mudanças políticas a nível local e nacional? Que alterações notou na região? Localmente temos visto sinais de apoio ao comerciante, nomeadamente no que diz respeito a actividades patrocinadas pela junta de freguesia em datas festivas, que incentivam à compra no comércio local, sendo importante para dar vida e dar a conhecer o comércio de Alhandra. De uma forma geral conseguimos ver as pessoas mais dispostas a comprar e a ir de férias. O que esperamos é que as pessoas tenham qualidade de vida e que as suas necessidades básicas tenham resposta.
O que não lhe perguntámos que gostava de responder? Gostaríamos de agradecer a todos clientes por acreditarem no nosso trabalho.
Qual é o seu clube desportivo? SLB.
Viagem de sonho?
Faço votos de ir a Miami.

Em Vila Franca de Xira vive-se intensamente as tradições

Mais Notícias

    A carregar...