uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Luís Ferreira desliga-se do PS na Assembleia Municipal de Tomar

Luís Ferreira desliga-se do PS na Assembleia Municipal de Tomar

Ex-chefe de gabinete da presidente do município passa a exercer cargo como deputado individual. PS respondeu retirando-lhe a confiança política.

O líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Tomar (AMT), Luís Ferreira, desvinculou-se do partido nesse órgão autárquico e passa a agir a título individual. A decisão de Luís Ferreira foi anunciada num comunicado que publicou na sexta-feira, 23 de Setembro, no seu blogue na Internet. Luís Ferreira passa assim a exercer o seu mandato como deputado separado do partido pelo qual foi eleito em 2013, que já respondeu a essa posição retirando-lhe a confiança política (ver caixa).
Na próxima sessão da AMT, que se realiza na sexta-feira, 30 de Setembro, já não vai representar o PS. No seu comunicado, que foi enviado ao presidente da AMT, Luís Ferreira solicita ser convocado para a próxima conferência de líderes desse órgão, enquanto deputado individual. “(…) cada um dos deputados municipais não adstritos tem direito a intervir como tal (…)”, alega.
Ao que O MIRANTE apurou, Ferreira vai continuar como militante e dirigente da distrital do PS e da comissão política concelhia de Tomar. O ex-chefe de gabinete da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), terá tomado esta decisão devido a divergências e discordâncias com a forma como o PS está a dirigir o município de Tomar, sendo também um crítico da aliança com a CDU.
Luís Ferreira deixou o cargo de chefe de gabinete da presidente da Câmara de Tomar no final de Dezembro de 2015 para assumir o cargo de técnico de informática do município, que conseguiu através de um concurso de mobilidade. Concurso esse que os opositores consideraram ter sido feito à medida para Luís Ferreira.
Depois de algumas declarações polémicas, nomeadamente do vereador Bruno Graça (CDU), que está coligado com o PS na Câmara de Tomar, a presidente Anabela Freitas voltou com a palavra atrás e anulou o concurso para o cargo de técnico de informática ficando Luís Ferreira, companheiro afectivo da autarca, sem esse emprego e sem o cargo de chefe de gabinete.
Luís Ferreira é funcionário da Câmara de Alpiarça, para onde entrou para os quadros de pessoal em 2004, pela mão do então presidente da autarquia, Joaquim Rosa do Céu, seu amigo e colega de partido. Actualmente trabalha na Associação de Informática da Região Centro em Coimbra.

Resposta do PS de Tomar não se fez esperar

A comissão política do PS de Tomar decidiu retirar a confiança política a Luís Ferreira. A decisão foi tomada no sábado, 24 de Setembro, um dia depois de Luís Ferreira ter comunicado a sua desvinculação do PS na Assembleia Municipal de Tomar, estando agora como eleito individual.
“Considerando os factos e atitudes protagonizados pelo militante Luís Ferreira em prejuízo do Partido Socialista, seus militantes, câmara e assembleia municipal, a comissão política decidiu por unanimidade reconhecer e confirmar a inexistência de condições para manter a relação de confiança política ao militante em causa”, refere o PS em comunicado.
O PS de Tomar sublinha que pelo partido pronunciam-se os seus órgãos estatutários, nomeadamente o presidente da concelhia, secretaria e comissão política concelhia, “não sendo admissível nem tolerável que quaisquer outras apreciações, verdadeiras ou falsas, sejam entendidas como vinculando o PS”.

Luís Ferreira desliga-se do PS na Assembleia Municipal de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...