uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Futuro da central de betão de Alverca dependente da APA

Futuro da central de betão de Alverca dependente da APA

Agência Portuguesa do Ambiente terá papel fundamental no futuro daquela unidade que está a ser construída no Casal das Areias. Moradores da zona continuam contra.

A conclusão da construção de uma central de betão no Casal das Areias, Alverca, está dependente de um parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), solicitada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para determinar se o que está feito é o que efectivamente constava em projecto.
A informação foi avançada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), à margem da última reunião pública de câmara. Para já a obra está suspensa por “questões de pormenor” e só depois de cabalmente esclarecidas é que poderá haver um desenvolvimento sobre o caso. “Temos dúvidas sobre a forma como [a central] foi implantada e a obra foi suspensa para que a APA se possa pronunciar e verificar se o que estava aprovado em termos de projecto está implementado. Achamos que não”, diz o autarca. Entre as questões está saber por que motivo a central foi implantada daquela forma, se a obra afectou a linha de água adjacente e se a mesma foi alterada.
A CDU continua a ser a força política mais crítica do projecto, com o vereador Nuno Libório a considerar que o projecto não tem viabilidade naquele local e que não deveria ter sido autorizado pelo presidente da câmara, por afectar “o princípio da tranquilidade e da qualidade de vida dos moradores da zona, que tem de ser respeitado”, criticou.
O presidente da câmara admite que o assunto é “politicamente interessante”, em especial com eleições à porta, e lembra que o Plano Director Municipal já permitia a instalação de uma central de betão na zona. “O nosso interesse é encontrar um equilíbrio entre a actividade económica e a criação de postos de trabalho”, frisa Alberto Mesquita.

Futuro da central de betão de Alverca dependente da APA

Mais Notícias

    A carregar...