uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Pernes de 7 a 10 de Dezembro casa tradição com animação

Feira de Pernes de 7 a 10 de Dezembro casa tradição com animação

Ancestral local de confraternização que assinala o fim do ciclo anual de feiras

A vila de Pernes, no concelho de Santarém, vai viver, mais uma vez, a sua tradicional Feira Anual, situação que ocorre desde 1663. O evento tem início na próxima quarta-feira, dia 7 de Dezembro, com serviço de refeições promovido pelas associações aderentes e animação musical no local. Seguidamente na “Música-Velha” ocorrerá o Baile da Feira com David C e o DJ Marakate.
A feira propriamente dita realiza-se no dia seguinte, 8 de Dezembro, quinta-feira, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal. Encerra-se com a Feira de Pernes o ciclo anual das tradicionais feiras da região.
A feira está intimamente ligada à produção do azeite, pois era na Feira de Pernes que tradicionalmente se estabeleciam os preços da colheita. Outrora, a boa ou má produção de azeite condicionava uma boa ou má feira. A feira teve ao longo dos tempos várias alterações. Contudo manteve sempre o seu espírito de grande acontecimento regional, atraindo centenas de forasteiros.
A Feira de Pernes, para além de espaço comercial é também um espaço de convívio e de confraternização. Serve de ponto de encontro de velhos amigos e conhecidos. Como ritual que é, todos os anos se repete e renova.
Para além das habituais quinquilharias, calçado, roupas diversas e uma gama dos mais variados produtos, divertimentos e animação, a feiras e pelos frutos secos, com destaque para os saborosos pinhões, pelas febras assadas nos cepos de oliveira. A manutenção da tradição é feita com a envolvência das associações locais participantes, nomeadamente. O Agrupamento de Escuteiros de Pernes, Sociedade Musical União Pernense (Música-Nova), Agrupamento D. Afonso Henriques e Atlético Clube de Pernes.
No dia 9 de Dezembro haverá animação musical na Música-Velha com Abaixo cu Sistema (Tributo ao grupo System of A Down) + DJ Krazy Smash e no Sábado dia 10 com Os Lordes e DJ Francis.

Feira de Pernes de 7 a 10 de Dezembro casa tradição com animação

Mais Notícias

    A carregar...