uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Loja do Cidadão de Santarém tem abertura prevista para 19 ou 20 de Dezembro

Loja do Cidadão de Santarém tem abertura prevista para 19 ou 20 de Dezembro

Processo iniciou-se há mais de sete anos e acumulou vários imprevistos que fizeram com que a empreitada se arrastasse no tempo.

A Loja do Cidadão de Santarém deve ser inaugurada a 19 ou 20 de Dezembro, se não houver mais algum imprevisto até lá, pois o processo de construção desse equipamento está recheado de contratempos. O equipamento será gerido pela Câmara de Santarém, que ali vai ter alguns serviços, nomeadamente de tesouraria e urbanismo. A repartição de Finanças de Santarém também vai ser transferida para o local, que vai ainda receber balcões das empresas Tagusgás e Águas de Santarém, entre outros organismos.
Na sexta-feira, 25 de Novembro, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), em resposta a questões colocadas por O MIRANTE, informou que a obra ainda não está concluída. “Estão a decorrer trabalhos sem os quais não é possível realizar a abertura ao público deste espaço”, revelou a mesma fonte, acrescentando que “a abertura ao público desse espaço será definida em articulação com a Câmara de Santarém”.
As obras de adaptação do antigo matadouro, situado no topo sul da Rua Pedro de Santarém, começaram em Agosto de 2009 e deviam ter ficado concluídas em Maio de 2011 para o edifício ser entregue pela autarquia à AMA, a quem competia equipá-lo. Mas as coisas não correram como o previsto e a empreitada transformou-se numa colecção de imprevistos e contrariedades.
Foi precisamente em Maio de 2011, quando os trabalhos deviam ter ficado concluídos, que a obra foi suspensa pelo primeiro empreiteiro, por alegado incumprimento contratual por parte da Câmara de Santarém. A autarquia, por seu lado, em Janeiro de 2012 rescindiu o contrato com a construtora pelas mesmas razões, alegando que nada lhe devia.
As obras foram retomadas apenas em Maio de 2014 e apontava-se a abertura da Loja do Cidadão para o Verão de 2015, depois da Câmara de Santarém ter concluído a sua parte da intervenção, com a requalificação do edifício. Só que o prazo derrapou novamente, alegadamente por responsabilidade da AMA, a quem competiu a segunda fase da intervenção, no interior do edifício, cujo concurso público tinha como preço base 949.500 euros.
A intervenção resultou de um protocolo estabelecido em Janeiro de 2009 entre a Câmara Municipal de Santarém e o Governo, através da Agência para a Modernização Administrativa. Praticamente oito anos depois parece estar finalmente concluído.

Loja do Cidadão de Santarém tem abertura prevista para 19 ou 20 de Dezembro

Mais Notícias

    A carregar...