uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A Tipotejo faz todo o tipo de trabalhos em papel com qualidade garantida
Rita Mendes e Alfredo Mendes administradores da Tipotejo

A Tipotejo faz todo o tipo de trabalhos em papel com qualidade garantida

Uma empresa que soube adaptar-se à evolução tecnológica e manter o crescimento

A Tipotejo - Artes Gráficas em Santarém, faz tudo o que seja feito em papel. Catálogos, brochuras, calendários, blocos, cadernos, jornais, livros, agendas, caixas, cartões, envelopes, revistas, etc. Trabalha com formatos até 50x70 e faz pré-impressão, impressão e acabamento. Tem também estampagem a quente, corte e vinco.
A empresa é propriedade de Alfredo Mendes, natural da Portela das Padeiras e com um percurso profissional totalmente ligado às Artes Gráficas. “Sou da era do chumbo. Depois veio o fotolito e mais tarde vieram os computadores. Acompanhei todas as inovações sem me deixar ficar para trás. A era digital não me assusta. Reduzimos o papel mas este vai continuar sempre a existir”, conta.
Com 70 anos de idade diz que a continuidade da empresa está assegurada. Tem com ele a trabalhar como responsável financeira, a filha, Rita Mendes, uma arquitecta que acabou por se apaixonar pelo negócio familiar. Mas a reforma não está no horizonte.
“Até me sentir bem vou continuar. Gosto disto e estou nesta arte desde os 13 anos. Tenho dois filhos e até há pouco tempo a minha esposa também trabalhava na empresa. Não estou pessimista com o futuro. Para as empresas pequenas é mais difícil porque fazem trabalhos que hoje em dia se podem fazer em casa. Aqui na Tipotejo fazemos outro género de trabalhos. Trabalhos de cor; trabalhos com acabamento de luxo”, explica, lembrando que o período melhor da empresa foi quando a Bolsa de Valores de Lisboa emitia as acções em papel.
No ano passado a Tipotejo cresceu 18%, tendo facturado perto de um milhão de euros. A maior parte das encomendas chegam de Lisboa, principalmente de agências de publicidade e de empresas farmacêuticas. A preferência tem a ver com a capacidade de resposta e com a qualidade do trabalho. “O mais importante neste ramo é cumprir os prazos de entrega, o que é mais fácil actualmente porque trabalhos que demoravam um mês são feitos de um dia para o outro. Para além disso temos uma boa relação qualidade-preço”, explica.
A Tipotejo - Artes Gráficas, fundada a 9 de Fevereiro de 1967, emprega 16 pessoas. Começou por ter três sócios mas em 1980 o negócio passou a cem por cento para Alfredo Mendes. Localizada na Zona Industrial de Santarém, na Rua Dr. Hilário Barreiro Nunes, lote 47 - Edifício Tipotejo, pode ser contactada através dos telefones 243 350 960 e 917 843 105, ou do e-mail geral@tipotejo.pt, www.tipotejo.pt.

A Tipotejo faz todo o tipo de trabalhos em papel com qualidade garantida

Mais Notícias

    A carregar...