Agrocluster esclareceu conceito gourmet em Benavente
A sessão contou com a presença de diversas empresas do sector agro-alimentar
Hoje, em qualquer que seja a superfície comercial, é habitual o consumidor dar de caras com um conjunto de produtos ou gamas de produtos alternativos ou gourmet. Será esta uma moda passageira ou uma tendência de negócio que veio para ficar? O Agrocluster Ribatejo esteve em Benavente para debater esta temática, que contou com a participação de dois profissionais experientes na matéria.
José Silva, crítico de vinhos e gastronomia do programa televisivo “A hora de baco”, foi o primeiro orador da sessão, tendo abordado o tema “Produtos Gourmet na Europa”. Durante a sua exposição, falou sobre a comercialização e marketing dos produtos locais e alternativos no contexto nacional e internacional, sobre a inovação e gourmet nos produtos vintage e abordou ainda os produtos gourmet no contexto do comércio local e no grande consumo. Os temas “novos produtos para novos consumidores” e “o turismo e os “travel consumers” também foram falados.
Francisco Antunes, especialista em restauração e espaços inovadores, deu o seu contributo focando-se no tema “Alimentação e espaços Gourmet”. Estes novos espaços, que se distinguem pela introdução de novas tendências, pela oferta de produtos redesenhados e pela cozinha de fusão - associando sabores tradicionais a outros sabores e conceitos - complementados com uma decoração e empratamento alternativos, assumem hoje um novo paradigma que o especialista explicou. Foi feita uma análise de mercado, público-alvo e nichos, foi traçado um perfil deste novo tipo de cliente, bem como foi traçada a oferta e novas propostas de restauração.
O seminário realizou-se no dia 31 de Janeiro, nas instalações do Núcleo Nersant do Sorraia, em Benavente, ao abrigo do Agrocapacita, projecto que pretende preparar as empresas do sector agroindustrial para enfrentar os desafios que decorrem de dinâmicas de mercados altamente exigentes e competitivos, exigindo um esforço de inovação crescente, para o qual o acesso à informação é factor crítico de sucesso, com recurso a informações sobre as tendências de consumo avaliadas num grupo restrito e actualmente estratégico de consumidores “Geração Millenium”.