uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Com falta de lares para idosos não adianta fechar por dá cá aquela palha

Edição de 09.02.2017 | O MIRANTE dos Leitores

A Segurança Social encerrou um lar em Maceiros, Tomar. Se fez ou não um bom trabalho é outra coisa. Pelo que li os idosos não estavam a ser maltratados. O problema era o facto de o lar funcionar sem licença.
Há casos em que lares não obtêm alvará de funcionamento porque não respeitam a legislação, que é extremamente exigente, vá-se lá saber porquê, a não ser afastar a concorrência que possa ser feita às instituições que têm capital para fazer tudo segundo essas regras exigentes.
Muitos idosos que estão em lares que acabam fechados por falta de licença, voltam para casa de familiares, passando a viver em condições abaixo daquelas que tinham nos tais lares “ilegais” e, por vezes, sem o acompanhamento adequado porque os familiares não têm condições nem capacidade para lhes dar o que eles precisam.
A solução, quanto a mim, está em perceber que há falta de lares e que há exigências legais para abertura de lares que são excessivas. Baixar um pouco a fasquia a nível de metros quadrados, números de casas-de-banho, altura dos azulejos e outras coisas talvez não fosse má ideia.
Teodoro Márcio

Mais Notícias

    A carregar...