Construção do Centro Escolar de Montalvo já recomeçou
Obra foi suspensa em 2015 devido às dificuldades financeiras do empreiteiro. Câmara de Constância foi obrigada a adjudicar o resto da empreitada a outra empresa.
A construção do Centro Escolar de Montalvo, no concelho de Constância, foi retomada no final de Janeiro, após ter sido suspensa em Junho de 2015 devido à insolvência do empreiteiro que iniciou a obra.
A Câmara de Constância foi obrigada a abrir novo concurso público para adjudicação dos trabalhos que faltavam. A adjudicação foi aprovada em Setembro de 2016 com um prazo de execução previsto de 300 dias. Segundo informação da Câmara de Constância, a construção do Centro Escolar de Montalvo representa um investimento de 1.829.132 euros, contando com um apoio financeiro da União Europeia de 1.111.651 euros. A parte não comparticipada do projecto será assegurada pelo orçamento da autarquia.
A empreitada inicial, adjudicada em meados de 2014, tinha um orçamento previsto de um milhão e 62 mil euros mais IVA e devia estar concluída no Outono de 2015. Só que as dificuldades financeiras da empresa Alpeso - Construções S.A começaram a fazer-se sentir pouco depois do arranque dos trabalhos e obrigaram à suspensão da obra, quando havia ainda muito para fazer.
A partir daí a Câmara de Constância desenvolveu esforços no sentido de encontrar uma resolução para o problema e, em 30 de Julho de 2015, o executivo municipal aprovou a proposta de resolução do contrato com o empreiteiro e a execução da garantia bancária. Seguiu-se a abertura de novo concurso público e todos os procedimentos que lhe estão associados.
Segundo informação dada a O MIRANTE pela presidente da Câmara de Constância, Júlia Amorim (CDU), aquando da suspensão das obras, ainda faltava concluir cerca de 80 por cento dos trabalhos. O Centro Escolar de Montalvo vai completar a rede de estabelecimentos escolares prevista na Carta Educativa do concelho. Para além das salas de aula, o equipamento contará com salas de estudo, biblioteca, cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de actividades e zonas de arrumos.