uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Marchadora Inês Henriques

Marchadora Inês Henriques

Personalidade do Ano - Desporto Feminino

A marchadora Inês Henriques foi a única atleta de um clube da região, o Clube de Natação de Rio Maior, a participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 e conseguiu um brilhante 12º lugar na prova dos 20km marcha que se realizou a 19 de Agosto.
Só por esse feito, aos 36 anos de idade e competindo num pelotão de 74 atletas merecia ser distinguida como Personalidade do Ano na área do Desporto Feminino, mas a poucos dias de o prémio ser anunciado, a 15 de Janeiro deste ano, Inês Henriques voltou a mostrar que continua em grande forma, ao tornar-se a primeira recordista mundial oficial dos 50 km marcha com a marca de 4:08:25.
Havia um recorde anterior, estabelecido em 2007 pela sueca Monica Svensson com 4:10:59 horas mas só este ano é que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) abriu a distância ao sector feminino.
A marchadora do Clube de Natação de Rio Maior tem uma carreira destacada a nível internacional nos 20 Km marcha. Para além das presenças nos Jogos Olímpicos, participou regularmente, desde 2002, nos campeonatos da Europa e do Mundo de atletismo. Nestes últimos obteve a 7ª posição em 2007, em Osaka, no Japão e foi 11ª no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Munique, na Alemanha.
Inês Henriques nasceu em Santarém a 1 de Maio de 1980 mas marchou logo para Rio Maior, para a localidade de Estanganhola, para onde os pais foram viver. Na escola começou a praticar atletismo e por influência dos resultados alcançados por Susana Feitor mudou para a marcha. Foi desde sempre treinada pelo técnico Jorge Miguel. Em várias entrevistas que deu a
O MIRANTE sempre disse que queria acabar o curso de enfermagem e ser mãe. O curso já está feito.

Marchadora Inês Henriques

Mais Notícias

    A carregar...