uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Programa de aceleração de ideias de negócios decorre na Startup Santarém

A Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant, iniciou uma nova edição do Programa de Aceleração, novamente na Startup Santarém, onde estão a ser “acelerados” 18 projectos empresariais. O conceito do programa é inovador e único na região. Trata-se de um programa condensado no tempo que, em apenas oito semanas (duas vezes por semana, à quinta e sexta-feira), procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos - da ideia ao negócio - e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização e entrada do projecto empresarial no mercado.
A associação já levou a cabo duas edições deste programa de aceleração, a primeira em Santarém, e a segunda em Torres Novas, cujo encerramento decorreu já durante o mês de abril. Há largos anos dedicada ao empreendedorismo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, conhece bem as necessidades e até dificuldades de quem quer pôr em marcha uma ideia de negócio. Elaborou um Programa de Aceleração de Ideias de Negócio que está, gratuitamente, ao serviço dos empreendedores.
Este programa compreende a realização de 8 workshops de capacitação, acompanhamento com consultoria especializada e dedicada, um conjunto de visitas a empresas e centros tecnológicos, mentoria, networking e ainda a preparação de pitchs para apresentação a potenciais parceiros e/ou financiadores.
A componente de consultoria assume especial destaque, uma vez que cada um dos empreendedores pode trabalhar a sua ideia de negócio com o apoio de um consultor que fará um acompanhamento personalizado ao mesmo. Este trabalho é feito não só presencialmente (nos 2 dias da semana em que decorre o programa) mas também à distância (durante as 8 semanas) com recurso a uma plataforma especialmente criada para o efeito, onde cada uma das ideias de negócio é trabalhada por etapas.
A opinião dos empreendedores tem sido unânime quanto à importância deste programa de aceleração. Ricardo Cardoso, um dos empreendedores que participou na última edição do programa em Torres Novas e que tem uma ideia de negócio na área do turismo ferroviário e industrial que pretende implementar na região, foi perentório ao afirmar que “o programa de aceleração da NERSANT vai permitir que o projeto The South Express passe de uma ideia mais ou menos definida para uma empresa com um modelo de negócio e um plano de negócio que se pretende de sucesso e sustentável a médio/longo prazo.” Para além disso, o empreendedor afirmou ainda que o balanço da sua participação “é extremamente positivo a todos os níveis. A participação permitiu por um lado acelerar de forma significativa o processo de passagem da ideia ao negócio e, por outro, reduzir de forma relevante os potenciais fatores de insucesso do projeto”, revelou, acrescentando que a sua empresa está neste momento “em processo de criação”.
No entanto, o apoio ao empreendedorismo da NERSANT vai ainda mais longe do que apenas a fase de lançamento da empresa. Ricardo Cardoso admitiu mesmo que a associação empresarial e o Programa de Aceleração não só foram cruciais nesta primeira fase, como o estão a ser pós-projeto. “O apoio da NERSANT vai muito além do Programa de Aceleração, consubstanciando-se igualmente na fase de criação da empresa e no acompanhamento dos primeiros passos”.
De referir que até ao momento a NERSANT já levou a efeito duas edição do programa de aceleração de ideias com a participação de um total de 40 empreendedores, tendo a primeira sido realizada de igual forma na Startup Santarém, e a segunda, em Torres Novas. Esta última terminou no dia 7 de abril, com a apresentação dos pitchs dos empreendedores aos mentores, empresários e potenciais investidores. A III edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio iniciou hoje e vai decorrer na Startup Santarém até 29 de junho.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido