Primeiro Plano
O passado e o futuro
Após a saudação do executivo municipal a todas as colectividades do concelho de Coruche presentes na cerimónia de comemoração do 43.º aniversário do 25 de Abril, as alunas da patinagem artística do Ginásio Clube de Coruche “Os Corujas” aproveitaram a oportunidade para tirar uma foto de grupo no átrio da câmara municipal com um cravo na mão, numa fusão simbólica dessa época de viragem com o Portugal do futuro.
Primeiro Plano | 03-05-2017
Viva a festa!
Gracindo e Ziziana Carvalho dos Santos, de 84 anos e 80 anos, respectivamente, foram dois dos muitos idosos presentes na Festa da Flor em Vila Franca de Xira. Estão casados há 62 anos e tiveram uma vida cheia de aventuras. Passaram por Mértola, Alverca, Sobralinho e Alhandra e emigraram para França e depois para o Canadá, onde acabaram por passar 24 anos. Preferiram voltar a casa, a Alverca, há 24 anos, e são, há quase cinco, utentes da Misericórdia de Alverca. Nunca perdem uma edição da Festa da Flor: “Vimos ouvir música e aproveitar a festa. Corremos tudo o que eram festas quando éramos mais novos e mesmo agora a esta não faltamos”.
Primeiro Plano | 03-05-2017
Viva a liberdade!
Já é da praxe nos últimos anos envolver as crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico nas comemorações do 25 de Abril em Santarém. Este ano, na sessão solene, calhou a responsabilidade a um grupo de alunos da escola do Mergulhão. As crianças leram um poema por si elaborado, perante as entidades oficiais e muitos populares que assistiram à sessão, onde marcou presença também, como é habitual, a viúva do capitão Salgueiro Maia, Natércia Maia.
Primeiro Plano | 03-05-2017
Pontével é um museu vivo na Festa dos Fazendeiros
A Festa dos Fazendeiros regressou a Pontével no Domingo de Pascoela, numa iniciativa que mobiliza a comunidade e exalta as tradições locais transformando essa vila do concelho do Cartaxo num museu vivo e engalanado. As janelas encheram-se de flores e mantas de outros tempos, a população vestiu as roupas de antigamente e desfilou no cortejo etnográfico que é o ponto alto da festa que se celebra há 61 anos.
Primeiro Plano | 03-05-2017