Água do rio Almonda vai passar a ser monitorizada
A qualidade da água do Almonda vai passar a ser monitorizada mensalmente em vários pontos do percurso do rio e os seus resultados serão afixados para divulgação à população num local central da cidade de Torres Novas. Uma proposta que foi apresentada pelo deputado municipal Miguel Bento (CDS), na assembleia municipal de 28 de Abril, e que foi aprovada por unanimidade.
A monitorização será feita pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), de acordo com o sugerido pela bancada do PS, e os resultados serão primeiro apresentados à Assembleia Municipal e Câmara de Torres Novas para, posteriormente, serem divulgados publicamente. Caso a APA se recuse a realizar estas análises, a bancada do PS sugere que o município providencie um técnico para o fazer.
Serão quatro os pontos de monitorização propostos: na nascente do Almonda, Lapas, Avenida Dr. João Martins de Azevedo e na vila de Riachos, podendo, caso assim se entenda, alterar-se os lugares de medição. O objectivo, de acordo com Miguel Bento, “é sensibilizar, defender e informar os torrejanos”.