uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ateneu Vilafranquense celebra aniversário a fazer contas à vida
Nova direcção organizou cerimónia de aniversário da colectividade

Ateneu Vilafranquense celebra aniversário a fazer contas à vida

Presidente diz que é imperiosa uma maior abertura da associação à comunidade. Pouco mais de um mês após tomar posse, a nova direcção organizou as comemorações do aniversário da maior colectividade da cidade e alertou para a difícil situação financeira que herdou e que põe em risco o futuro da associação.

É a maior e também uma das mais antigas colectividades de Vila Franca de Xira e esteve na segunda-feira, 1 de Maio, de parabéns. O Ateneu Artístico Vilafranquense completou 126 primaveras e a nova direcção, que tomou posse há pouco mais de um mês, reafirmou-se disposta a mudar os métodos de gestão anteriores, com as comemorações a servirem de “marco simbólico para o que ainda está para vir”, nas palavras do presidente José Luís Ferreira.
O dia foi de festa, com a banda filarmónica a tocar a maior parte da manhã em desfile pela cidade. Depois a música deu lugar aos discursos, tanto do presidente do Ateneu como do vice-presidente da câmara municipal, Fernando Paulo Ferreira, e da vogal da junta de freguesia, Maria Manuel Saldanha, em representação do presidente Mário Calado que por estar noutra cerimónia no quartel dos bombeiros não pôde estar presente nesse momento.
Foi durante o seu discurso que José Luís Ferreira aproveitou para chamar a atenção para os tempos difíceis que a colectividade atravessa: “A situação financeira que vivemos urge ser revertida, sob o risco de inviabilizar o seu futuro. O Ateneu possui um excelente auditório cuja utilização nunca foi regularizada nem licenciada. Parte significativa da nossa actividade decorre em instalações que não são propriedade nossa. Os nossos equipamentos ou estão obsoletos ou são insuficientes. A renovação instrumental não é feita há mais de duas décadas e o nosso centro cultural é diariamente vandalizado”.
Estes foram alguns dos problemas referidos pelo presidente, que, no entanto, não parece desmoralizado: “Obviamente que não temos uma varinha mágica com a solução para isto, mas o caminho que temos a trilhar é o de modificar a relação que existe ou tem existido do Ateneu com a comunidade. Esta casa tem de abrir as suas portas para haver um maior interesse e participação na vida associativa da colectividade”. Se assim for, o presidente tem a certeza de que virão mais praticantes para as diversas modalidades e mais sócios, o que “elevará de certeza a qualidade performativa das nossas actividades”.

Novo site é mais uma janela aberta para a comunidade
Abrir as portas à comunidade faz-se no plano físico mas também no tecnológico e foi por isso que aos discursos se juntou a apresentação do novo site do Ateneu, que permitirá “uma estratégia de comunicação nova, melhorada e mais versátil com a comunidade”, explicou José Luís Ferreira.
Após os discursos houve tempo para um almoço de convívio e para o soprar das velas do grande bolo de aniversário, com a presença de diversas figuras da direcção actual e antigas da colectividade e também da política, cultura, desporto e sociedade locais. Mário Calado, também ele ex-presidente do Ateneu, emocionou-se visivelmente no seu discurso no final, revelando-se contente por ver a casa que continua a considerar um pouco sua tão cheia para a festa.

Ateneu Vilafranquense celebra aniversário a fazer contas à vida

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido