uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Novo presidente da CAP é de Salvaterra de Magos e vive em Coruche

Eduardo Oliveira e Sousa, engenheiro agrónomo, empresário agrícola e florestal em Coruche, é o novo presidente da CAP. João Machado deixa o cargo sem qualquer explicação depois de 22 anos nos órgãos sociais.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) tem nova direcção e novo presidente desde 19 de Abril, data das eleições para os novos corpos sociais. A lista liderada por Eduardo Oliveira e Sousa foi a única a apresentar-se às eleições depois do anúncio público de João Machado de que não voltava a candidatar-se a novo mandato.
Machado assumiu no dia 13 de Março, numa entrevista ao jornal Público, que ia deixar o associativismo para dar espaço a outros mas nunca respondeu à jornalista Isabel Aveiro sobre projectos para o futuro.
João Machado esteve 22 anos nos órgãos sociais da CAP e desde que João Proença saiu da União Geral de Trabalhadores, Machado passou a ser o representante patronal e sindical mais antigo na mesa das negociações da Concertação Social. A sua saída já foi alvo de várias especulações mas, até agora, fazendo um balanço de todas as opiniões que ouvimos, “cada cabeça sua sentença”. É evidente para a maioria dos dirigentes associativos que ouvimos que João Machado abandona o barco por razões que ultrapassam a sua vontade de dar o lugar a outros mas ninguém tem informação concreta sobre eventuais incompatibilidades ou problemas profissionais ou pessoais.
Recorde-se que a CAP é sócia maioritária do CNEMA e João Machado o rosto de todas as actividades da associação nomeadamente da organização da Feira Nacional da Agricultura (Feira do Ribatejo) que é a única grande iniciativa do parque de exposições de Santarém.

Novo presidente da CAP vive em Coruche
Eduardo Oliveira e Sousa, engenheiro agrónomo, empresário agrícola e florestal na região do Ribatejo, mais concretamente em Coruche, vice-presidente da CAP entre 2005 e 2008, encabeçou a única lista concorrente às eleições realizadas para os órgãos sociais no dia 19 de Abril. A tomada de posse da nova direcção deu-se no mesmo dia.
O novo presidente da direcção da CAP é natural de Salvaterra de Magos e vive numa casa na Agolada de Baixo, Coruche, inserida numa propriedade com centenas de hectares que pertenceu à família Sommer de Andrade da qual a sua esposa é descendente.
Eduardo Manuel Drummond de Oliveira e Sousa tem 63 anos, licenciou-se no Instituto Superior de Agronomia. Foi director agrícola da Estação Zootécnica Nacional (1979 a 1983), director executivo da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, de 1983 a 2013, professor assistente de “agricultura geral e máquinas agrícolas”, e de “pastagens e forragens” na Escola Superior Agrária de Santarém (1981 a 1984), director agrícola da Sucral (1986 e 1989) e vogal do Conselho Nacional da Água, entre 1996 e 2007.
Foi ainda presidente da direcção da ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (1994 a 2014), sendo actualmente presidente da assembleia geral, director e secretário da assembleia geral do CPM – Clube Português de Monteiros / Associação Nacional de Caça Maior. É director honorário da Euro-Mediterranean Irrigators Community e fundador da Associação dos Produtores Florestais de Coruche e Limítrofes, sendo actualmente o presidente da assembleia geral.

Nota do director

Para a CAP, que administra o Cnema, O MIRANTE é persona non grata. O nosso jornal tem sido alvo de vários boicotes por parte da administração do CNEMA e os seus jornalistas já foram impedidos várias vezes de fazerem o seu trabalho. A administração nunca assumiu publicamente qualquer problema com a direcção de O MIRANTE, ou com a administração da empresa editora, mas na prática os seus dirigentes praticam e desenvolvem um boicote sistemático ao nosso trabalho sem darem qualquer explicação aos jornalistas ou às chefias do jornal.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido