uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O associativismo é “uma escola de democracia”

O associativismo é “uma escola de democracia”

A Câmara de Vila Franca de Xira assinou 124 protocolos com associações do concelho que, no total, representam mais de um milhão de euros em apoios financeiros.

“Premiar o movimento associativo no nosso concelho é a melhor forma de reconhecer e valorizar as associações, que durante e após o 25 de Abril, continuaram a afirmar-se como escolas de democracia e de aprendizagem da vida e das práticas democráticas, contribuindo para um esclarecimento político dos portugueses e para a difusão dos ideais e valores democráticos e da liberdade”.
Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), resumiu a importância da assinatura dos 124 protocolos com associações do concelho das áreas da cultura, solidariedade social, desporto e educação. No total é mais de um milhão de euros a distribuir por essas entidades com vista a apoiar a sua actividade regular, obras, aquisição de viaturas, equipamentos e formação.
A assinatura dos protocolos teve lugar no dia 25 de Abril, no Palácio do Sobralinho. Ao invés de serem assinados na hora os 124 acordos, foram assinados apenas 15, com entidades escolhidas para representarem o todo. “Mas a escolha foi aleatória, estas associações não se destacaram das restantes. Para nós estão todas ao mesmo nível e todas têm de ser distinguidas pelo trabalho que têm tido no nosso concelho”, esclareceu Alberto Mesquita.
O município de Vila Franca de Xira vê no movimento associativo do concelho um “parceiro essencial privilegiado e insubstituível na realização do interesse público e na construção do bem comum”, o que justifica que ao longo do actual mandato tenha disponibilizado mais de um milhão de euros às diversas associações, às quais acresce mais um milhão e 830 mil euros referentes a investimentos no âmbito do Orçamento Participativo destinados a várias entidades do concelho.
Em 2017, vão ser atribuídos 280 apoios específicos por área de actividade a 110 associações do concelho, num total de mais de 606 mil euros, distribuídos da seguinte forma: 208 mil euros para acção social; 171 mil para associações desportivas; 186 mil para agentes culturais; 31.500 euros para actividade física para populações específicas; e 7.500 euros para associações de pais.
Estes apoios abrangem mais de 200 participantes em actividades culturais, cerca de 2.600 atletas federados e cerca de 11 mil utentes em instituições particulares de solidariedade social. A estes valores somam-se 400 mil euros distribuídos por 12 associações que adquiriram viaturas e 41 associações que realizaram obras estruturais. Foram ainda apoiadas dez associações no que toca à aquisição de equipamento.

15 associações representaram o todo
As 15 entidades que assinaram os protocolos foram: Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria; Coro Notas Soltas de Vila Franca de Xira; Flor do Trevo – Grupo de Música Popular Portuguesa; Casa do Povo de Vialonga; Ato Certo – Associação Cultural; Sociedade Euterpe Alhandrense; Clube de Jovens da Alves Redol; Associação Popular de Apoio à Criança; Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas do Forte da Casa; Associação dos Dados Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 e JI da Malvarosa; Associação de Intervenção Social e Comunitária; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alhandra; Associação de Solidariedade de Apoio à Família; Centro Social A-dos-Melros.

O associativismo é “uma escola de democracia”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido