uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Seniores de Vila Franca de Xira foram estrelas por uma noite

Seniores de Vila Franca de Xira foram estrelas por uma noite

A Praça de Toiros Palha Blanco recebeu a 22ª edição do desfile de moda Passerelle d’Ouro, em que os utentes de diversas associações e instituições de solidariedade do concelho deram o corpo ao manifesto.

A noite de sexta-feira, 16 de Junho, foi de elegância e glamour na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, e quem brilhou foram os seniores de várias associações e instituições de solidariedade social do concelho porque “não há futuro sem presente e sem se olhar ao passado e este espectáculo tem estes tempos todos”, defendeu Joaquim Salvador, director artístico da gala que também envolveu crianças e modelos profissionais.
Porque ultrapassar os 60 ou os 70 anos não significa que se seja velho, dezenas de senhoras e senhores, em menor número mas não com menor jeito, desfilaram pelo palco coberto por uma passadeira vermelha que ocupou o centro da praça de toiros e mostraram que velhos são os trapos. Vestiram modelos de lojas de comércio local e foram penteados e maquilhados por cabeleireiros e centros de estética também de Vila Franca de Xira e arredores. Uma forma não só de apoiar os negócios de quem é do concelho, como de mostrar a melhor moda que se pode encontrar nas lojas de lá.
“Esta é uma iniciativa inclusiva, para os mais e os menos jovens, que nos parece que agrada a todos e que só é possível devido ao trabalho de muita gente”, disse o presidente da câmara municipal, Alberto Mesquita, elogiando o trabalho de todos os parceiros, tanto a nível das instituições e associações de idosos e jovens do concelho como dos comerciantes que os vestiram e pentearam, e ainda os membros do executivo da câmara que cooperaram na organização do evento, com destaque para a vereadora com o pelouro do desenvolvimento social, Fátima Antunes.
A direcção artística da festa esteve a cargo de Joaquim Salvador, que participou também em muitos dos apontamentos humorísticos que os dois apresentadores da gala, a fadista Diamantina e o apresentador Nuno Graciano, protagonizaram nos intervalos entre os desfiles.
“Nesta sociedade não há franjas”, elogiou Nuno Graciano, referindo-se à integração que foi possível entre elementos das mais diversas idades e condições físicas e sociais que passaram juntos na passerelle. “Uma coisa é quando se está aqui à frente do palco, outra coisa é quando se está lá atrás. E percebemos que esta inclusão existe aqui à frente mas também existe lá atrás”, afirmou.
Diamantina chegou mesmo a afirmar que a gala “foi o espectáculo mais bonito que já apresentou”, o que lhe valeu uma ovação em peso dos muitos espectadores que assistiram ao espectáculo e vibraram com os desfiles e as actuações musicais. Estas estiveram a cargo de artistas como Andrea Verdugo, da banda Grifo, Margarida Arcanjo, David Antunes e ainda Raquel Tavares. Além dos modelos seniores e dos mais novos desfilaram dois modelos profissionais, Afonso Vilela e Sylvie Dias. 
No final, Joaquim Salvador, o homem “sem o qual este espectáculo não seria possível”, nas palavras de Alberto Mesquita, defendeu que “Vila Franca de Xira tem de ter muito orgulho nesta iniciativa porque não há muitos locais onde ponham todas as pessoas de igual para igual. Este é um espectáculo feito de paixão, de emoção. Eu vibro com isto e vou daqui todos os anos mais rico”.

Seniores de Vila Franca de Xira foram estrelas por uma noite

Mais Notícias

    A carregar...