uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Siluro com 30 quilos apanhado no Tejo em Muge

Siluro com 30 quilos apanhado no Tejo em Muge

Dinis Rato apanhou um siluro com um metro e meio e 30 quilos de peso quando estava à pesca no Tejo em Muge, concelho de Salvaterra de Magos. O habitante de Foros de Salvaterra costuma pescar e faz mesmo pesca desportiva de mar mas nunca tinha apanhado um peixe tão grande. Este exemplar de uma espécie invasora foi capturado no domingo à cana, numa luta que durou uma hora, e Dinis teve a ajuda de Fábio Veiga, um amigo que o ajudou também a carregar o bicho que não cabia no porta-bagagens do carro.
O pescador conta que teve de rebater os bancos do carro para conseguir levar o siluro para casa e acabou por, tanto ele como o amigo, ficarem em cuecas porque usaram a roupa que vestiam para colocarem o peixe em cima e não sujarem o veículo. Dinis tem o peixe na arca congeladora e ainda não sabe o que vai fazer com ele, apesar de já lho terem querido comprar. “Dizem que é bom para fazer filetes mas não sei. O peixe até mete medo”, refere a O MIRANTE.
Recorde-se que este ano já foi apanhado outro siluro de grandes dimensões nas Caneiras (Santarém). O peixe com mais de 58 quilos e 1,90 metros foi capturado na tarde de 16 de Março por Manuel José Pelarigo, um experiente pescador dessa aldeia avieira. Os siluros, peixes originários dos grandes rios da Europa Central, que podem facilmente ultrapassar os dois metros e 40 quilos, ajudados pela poluição, estão a tornar-se os reis do Tejo e a destruir o seu ecossistema, que pode estar em risco a médio ou mesmo curto prazo.
Em Dezembro O MIRANTE falou com o investigador Filipe Ribeiro, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), especialista em biologia de peixes de rio, que está a fazer um estudo no Tejo sobre a incidência de espécies exóticas no rio. O investigador contou na altura que na região se passou em poucos anos de três para 80 registos de siluros capturados no Tejo por pescadores, sobretudo nas zonas de Chamusca e Almeirim. Se a situação não for controlada, avisa, “corre-se o risco de as espécies nativas entrarem em extinção”.

Siluro com 30 quilos apanhado no Tejo em Muge

Mais Notícias

    A carregar...