A ideia de certificar a carne de porco é excelente mas o slogan é um desastre
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura apresentou na sexta-feira, 23 de Junho, no Cartaxo, o selo de certificação de carne de porco portuguesa de “qualidade superior”.
A iniciativa é meritória e se vier a ter efeitos a nível do aumento da qualidade da carne de porco que entra no mercado será óptimo, embora eu seja céptico uma vez que não encontro, na maioria dos supermercados onde vou na zona da Lezíria do Tejo, nenhuma carne certificada, nomeadamente de vaca mas o que eu critico é que se escolham slogans como o que foi adoptado para esta campanha. “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”, que é francamente mau.
Fazer trocadilhos com frases do dia-a-dia dá por vezes resultados desastrosos. Ainda este ano, em Abrantes, vi uma excelente iniciativa destinada à promoção do azeite da zona ser destruída com o slogan “Abrantes está com os azeites” ou coisa que o valha. Assim como aos publicitários não compete produzirem carne de porco ou azeite, não compete aos produtores ou aos autarcas armarem-se em criativos publicitários.
Maria Albertina Botas