uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Programa “Verão é Prevenção” lançado em Santarém
Tiago Leite, José Josué, Diana Leiria, Rui Rosa e Inês Barroso

Programa “Verão é Prevenção” lançado em Santarém

Projecto resulta da parceria entre várias entidades e visa alertar para as medidas a tomar nesta época de mais calor.

Beber água com regularidade ou sumos de fruta naturais, moderar no consumo de bebidas alcoólicas, fazer refeições ligeiras e mais frequentes, permanecer duas ou três horas diárias num ambiente fresco, vestir roupas leves de algodão, usar protector solar com índice superior a 30, chapéu e óculos de sol e evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor. Esta é a mensagem do programa “Verão é Prevenção” apresentado na tarde de 20 de Junho, no centro comercial W Shopping, em Santarém.
“Verão é Prevenção” junta o Centro Distrital de Santarém do Instituto de Segurança Social, Hospital Distrital de Santarém e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria e procura divulgar e promover medidas de prevenção para as ondas de calor junto da população, em particular dos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas portadoras de doenças crónicas.
“Se durante muitos anos ouvimos muitas vezes o ditado popular ‘entre marido e mulher não metas a colher’, o que estamos a fazer aqui é exactamente o contrário”, afirmou o director do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social, Tiago Leite, referindo que devemos estar atentos aos outros e, se for preciso, “metermo-nos” e ensinar-lhes estas “pequenas coisas”. “O problema é de todos nós”, admite.
Para Tiago Leite, a ideia deste programa “não é só preocuparmo-nos com os ‘velhinhos’. Temos de começar pelos ‘cachopos’ que estão nos ATL e que muitas vezes estão à chapa do sol do meio-dia às três da tarde. São essas preocupações que temos de ter porque depois vão pagar esse preço uns anos mais tarde. Até pode não se notar agora porque vivem todos felizes e contentes. A pele cai e depois cresce outra. Põe-se um bocadinho de creme e a coisa passou mas os malefícios hão-de lá ficar”.
“Actualmente, Santarém é uma região com períodos muito frequentes de temperaturas muito elevadas a chegar aos 40 graus”, referiu o presidente do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, José Josué, admitindo que são estes “fenómenos extremos” que “constituem graves riscos para a saúde humana”. José Josué considera que é muito mais importante prevenir do que remediar e, pos isso, apela que todos façam da prevenção o lema do Verão.

Programa “Verão é Prevenção” lançado em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...