uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Campo Pequeno assinala 125 anos com programa especial

A Praça de Toiros do Campo Pequeno celebra 125 anos da sua inauguração esta sexta-feira, 18 de Agosto, com uma noite de espectáculo e com a emissão de um selo dos CTT alusivo à data.
O programa começa às 21h15 com a actuação da Charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana, o único agrupamento no mundo que executa trechos musicais nos três andamentos naturais do cavalo: passo, trote e galope. Segue-se a entrega formal de uma mensagem à administração do Campo Pequeno, em envelope timbrado com o selo comemorativo e uma sessão de fados, com a participação da fadista luso-descendente Nathalie e do consagrado Camané.
Em dia de festa, a corrida de toiros contará com a participação dos três grandes mestres portugueses do toureio a cavalo que lidarão seis toiros de seis ganadarias históricas. Em praça estarão os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol e os forcados amadores de Montemor e de Lisboa. Nesta corrida, que não será concurso de ganadarias, lidar-se-ão exemplares das divisas Palha, Ribeiro Telles, Oliveiras Irmãos, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Murteira Grave e Passanha. No intervalo da corrida serão descerradas duas lápides alusivas à data no átrio principal da praça.
A Praça de Touros do Campo Pequeno foi inaugurada a 18 de Agosto de 1892. O edifício foi construído com projecto do arquitecto José Dias da Silva em estilo neo-árabe com cúpulas semelhantes às das mesquitas. O edifício está classificado como imóvel de interesse público, por decreto de 24 de Janeiro de 1983. A propriedade da Casa Pia de Lisboa é considerada a primeira praça de touros do país. Além de corridas de touros, o recinto acolhe ainda concertos, feiras, exposições e outros eventos, com uma capacidade para cerca de dez mil pessoas, sendo 6.848 lugares sentados.

Mais Notícias

    A carregar...