uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

PSD não se candidata em cinco freguesias de Santarém e apoia socialistas e ex-comunistas

Social-democratas mantêm estratégia que já tinham seguido nas duas últimas eleições autárquicas

O PSD abdicou mais uma vez de apresentar candidaturas próprias a várias freguesias do concelho, optando por apoiar movimentos independentes, na sua maiora liderados por autarcas que já representaram outras forças políticas como a CDU e o PS. Em causa estão 5 das 18 freguesias. Na Moçarria, os social-democratas, que lideram a câmara e a assembleia municipal, voltam a apoiar o MIMO (Movimento Independente da Freguesia da Moçarria), liderado por Margarida Gomes, presidente da junta eleita em 2013 e que renunciou a meio do mandato, deixando a liderança da freguesia para Marcelo Morgado, que agora é cabeça de lista do PS.
Outro ex-presidente da Junta da Moçarria, Carlos Beja, que passou pela CDU, é agora apoiado pelo PSD como cabeça de lista do MIRVA (Movimento Independente Romeira Várzea) à União de Freguesias da Romeira e Várzea, actualmente liderada pelo PS.
O PSD volta a apoiar Ricardo Costa (outro autarca que passou pela CDU) como candidato à presidência da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira, que já lidera, bem como Luís Mena Esteves, o socialista que lidera o LITA (Lista Independente Tremez Azóia) que gere a União de Freguesia de Tremez e Azóia de Cima também com o apoio do PS.
Na União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém, o PSD apoia o MIAAP (Movimento Independente Achete, Azóia e Póvoa), que tem como cabeça de lista Guida Botequim, que vai tentar roubar a junta ao PS.
Nas freguesias que são lideradas pelo PSD mantêm-se a maior parte dos actuais presidentes como cabeças de lista, com excepção da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, onde sai Carlos Trigo para entrar Miguel Tomás e em Alcanede, onde Cristina Neves dá o lugar a Manuel Joaquim Vieira.
Carlos Santos (Abitureiras), Rui Ferreira (Abrã), João Neves (Almoster), Paulo Guedes (Arneiro das Milhariças) e Carlos Marçal (União de Freguesias da Cidade de Santarém) têm como missão tentar renovar os mandatos como presidentes de junta.
As apostas do PSD nas freguesias lideradas por outras forças políticas são: Pedro Rui Branco (Alcanhões); Marco Aurélio Torres (Amiais de Baixo); Sérgio Tormenta (Pernes); José João Pedro (Póvoa da Isenta); Jorge Nogueira (Vale de Santarém); Joaquim Aniceto (Gançaria).

Mais Notícias

    A carregar...