Cavaleiro Andante
Com fregueses destes não se safam!
O mercado semanal de Ourém é um local de referência na cidade e durante a campanha eleitoral é ponto obrigatório de passagem para todos os partidos políticos. Na manhã de quinta-feira, 21 de Setembro, o Cavaleiro Andante cruzou-se com as campanhas do PS, PSD e CDU. O movimento de candidatos e de apoiantes era tanto que o recinto parecia o metropolitano de Lisboa em hora de ponta, embora os feirantes pouco tenham ganho com isso. Se fosse assim o ano todo e comprassem qualquer coisinha é que era!
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Nucha e o explicador
O vice-presidente da Câmara de Rio Maior, Carlos Frazão, despediu-se das funções autárquicas na última reunião do executivo com alguma emoção. E foi nesse período que se ficou a saber que, em tempos que já lá vão, o então professor Carlos Frazão deu explicações à hoje sua colega de vereação Ana Filomena Figueiredo - então uma jovem estudante conhecida por Nucha a quem, por vezes, tinha que mandar falar menos e trabalhar mais. E pelos vistos o conselho resultou, pois a visada é hoje relativamente comedida no uso da palavra, pelo menos nas reuniões de câmara. Já quanto ao trabalho, os eleitores é que o vão avaliar no dia 1 de Outubro...
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Roubaram a igreja da Chamusca
A Igreja Matriz da Chamusca foi alvo de um roubo inédito. Os ladrões ignoraram os santos, as talhas douradas e até a caixa de esmolas; o alvo foi a água benta; desapareceram todas as reservas de água abençoada. À falta de bruxas na Chamusca, e excesso de água benta, tudo indica que os autores vão ficar impunes por desinteresse nas investigações. Caso os resultados das eleições autárquicas do próximo domingo tenham resultados surpreendentes, o Cavaleiro Andante deixa a sugestão a quem de direito: investiguem, meus senhores, que a bruxaria evoluiu muito nos últimos tempos e os bruxos e as bruxas já não são o que eram dantes.
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Descubra as diferenças
A Comissão Nacional de Eleições, com base em reclamações, analisou os Boletins Municipais dos concelhos do Entroncamento e de Coruche à procura de anúncios de obras futuras (no sentido de, ainda que deliberadas ou iniciadas, não se encontram concluídas), situação que, segundo a sua interpretação, “consubstancia publicidade institucional proibida. No do Entroncamento (Foto1), onde são anunciadas as futuras obras de remodelação do Cine-Teatro S. João, não encontrou qualquer violação da lei. No de Coruche (Foto 2) onde se anuncia a colocação de uma escultura numa rotunda, diz que a lei foi violada. O Cavaleiro Andante já tirou e pôs os óculos dez vezes e não percebe por que é que os casos são diferentes. Será que é preciso usar óculos de visão nocturna?
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Espírito natalício
Esta árvore de Natal encontra-se no átrio de entrada do edifício dos paços do concelho do Cartaxo durante todo o ano. Quando termina a época natalícia os funcionários retiram apenas os enfeites e deixam a árvore que, dado o seu tamanho, não deve ser fácil de transportar. Esta é uma forma de poupar trabalho e, para além disso, como diz o adágio popular, o Natal é quando um homem quiser. Ou, neste caso, enquanto o presidente da câmara deixar...
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Se cavalgar beba!
Durante a Festa Campera, inserida nas festas anuais de Montinho de Pegos, concelho de Coruche, houve quem se refrescasse ainda antes dos campinos começarem a desfilar. O Cavaleiro Andante, que andava por ali, tem a certeza que se a polícia andasse por ali, desta vez pouco podia fazer... É que não há nenhuma lei que determine que “se montar não beba!”.
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Alergia aos jornalistas?
O executivo que lidera a Câmara Municipal de Alpiarça tem por hábito, ao longo do mandato, marcar e desmarcar reuniões camarárias e “esquece-se” de avisar a comunicação social que vai lá habitualmente para fazer o seu trabalho e dar visibilidade à actividade dos autarcas. Compreende-se que o presidente da câmara não tenha tempo para assuntos administrativos mas também não tem gabinete à altura para um simples telefonema? Os jornalistas são um zero à esquerda e passam despercebidos? O Cavaleiro Andante fica à espera de uma resposta do barbudo do Mário Pereira.
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Vai ficar na história da Chamusca
Se a lógica funcionar, o actual presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, pode ser reeleito. Sem mérito como é fácil de comprovar pelo seu mandato; pelo seu mandato e pelo mandato da sua vice, já que ele próprio assumiu que andaram durante quatro anos a aprender um com o outro. Na Chamusca, e falo só na Chamusca, a grande obra do mandato foi mandar o edifício da escola primária abaixo mais o tecto do mercado municipal. Conclusão: candidataram-se à câmara há quatro anos impreparados para o cargo. Quatro anos depois arriscam-se a ganhar outra vez como prémio por terem enganado o eleitorado. Vai ficar na história de uma maneira ou de outra.
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Estetoscópios pelos ares II
O presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Miguel Borges (PSD), não desiste da ideia de obrigar os médicos que o Estado forma a compensarem o investimento pago nessa formação, com um período de trabalho onde fazem mais falta. Agora insistiu no assunto e deu como exemplo os pilotos da Força Aérea que são obrigados a compensar a formação que recebem com um período de serviço obrigatório. O Cavaleiro Andante já está a imaginar o povo das aldeias de olhos postos no céu à espera dos...médicos voadores!
Cavaleiro Andante | 28-09-2017
Destaques
Feira de Outubro com toiros nas ruas e artesanato para todos os gostos
Programa estende-se de 29 de Setembro a 8 de Outubro em Vila Franca de Xira
Edição de 28-09-2017