uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
FITIJ vai transformar ruas de Santarém em palcos
Apresentação do programa decorreu no W Shopping em Santarém

FITIJ vai transformar ruas de Santarém em palcos

Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude decorre de 2 a 8 de Outubro

Com uma vertente mais virada este ano para os espaço públicos e para as novas tecnologias, a 13ª edição do FITIJ - Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, que vai decorrer de 2 a 8 de Outubro, conta com um programa multifacetado, desde comédia satírica ao teatro para bebés, passando pela música clássica e contemporânea, marionetas, dança contemporânea, arte urbana, oficinas para crianças, performances, workshops, exposições temáticas, bem como debates e tertúlias, para todas as faixas etárias. No total, serão apresentados 43 espectáculos distintos em vários locais de Santarém e também em Pontével e Almeirim. A organização, no novo formato estreado em 2015, continua a ser da associação FITIJ e da Fundação Inatel.
Mais uma vez o FITIJ vai chegar a diversos palcos, como o tradicional Teatro Sá da Bandeira, o Círculo Cultural Scalabitano, o Fórum Mário Viegas, o Serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Santarém, o Museu Diocesano de Santarém, o centro comercial W Shopping e a Livraria Aqui Há Gato. Este ano há ainda actividades na Rua 1.º de Dezembro, Jardim da República, Largo do Seminário, Largo Padre Chiquito, Jardim das Portas do Sol, na Escola Superior de Saúde de Santarém e nos Agrupamentos de Escolas Dr. Ginestal Machado, Sá da Bandeira e D. Afonso Henriques.
O cunho internacional do festival é garantido com a exibição de espectáculos provenientes de Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Noruega. A esses somam-se vários projectos nacionais e a prata da casa também está bem representada com o Veto Teatro Oficina, bem como com concertos de músicos do Conservatório de Santarém e bailarinas do Círculo Cultural Scalabitano.
Para além disso, o programa prevê ainda sete actividades para crianças, seis exposições na área da fotografia, das artes plásticas e dos adereços teatrais no Teatro Sá da Bandeira, no W Shopping, Palácio Landal, Hotel Santarém e Rua 1.º de Dezembro, três acções de formação em voz, dança e ‘commédia dell’arte’ (para professores e público em geral) e o Fórum FITIJ – um espaço polivalente de encontro de grupos, para debates temáticos, tertúlias e música ao vivo. Haverá ainda duas intervenções de arte urbana junto ao W Shopping, com uma instalação de Nuno Domingos e um mural de Francisco Camilo. No figurino do FITIJ mantêm-se também as actividades surpresa em espaços públicos, nomeadamente quatro ‘Flashmobs’.
Durante a apresentação do FITIJ, que decorreu na quinta-feira, 21 de Setembro, no W Shopping, Carlos Oliveira “Chona”, uma das almas do festival, destacou que a edição deste ano aposta em oito áreas de acção artística: Fitijarte (com as ruas de Santarém a receberem espectáculos internacionalmente reconhecidos); Scalsonnus (onde os sons de antigamente serão retratados com as novas tecnologias digitais e que será uma estreia na cidade); residências artísticas (com dança contemporânea); Arte Urbana; Espectáculos nas Escolas; Formação; Fórum FITIJ; Flashmobs, para além dos espectáculos de teatro.

FITIJ vai transformar ruas de Santarém em palcos

Mais Notícias

    A carregar...