Presidente da Assembleia do Entroncamento eleito pelo PS vota em Jaime Ramos do PSD
João Lérias teve desentendimentos no actual mandato com o presidente da câmara
O ainda presidente da Assembleia Municipal do Entroncamento, eleito em 2013 pelo PS, anunciou que irá votar no candidato do PSD, nas autárquicas deste ano. “Dia 1 de Outubro votarei Jaime Ramos para a Câmara Municipal do Entroncamento”, escreveu João Lérias na sua página do Facebook a 20 de Setembro.
Ao longo do mandato que está a terminar, João Lérias teve vários desentendimentos com o presidente da câmara, Jorge Faria (PS), no âmbito do seu desempenho enquanto presidente da assembleia municipal. O primeiro ocorreu a 28 de Abril quando o presidente da assembleia não colocou em discussão o relatório de contas do ano anterior por o mesmo não ter o parecer do Revisor Oficial de Contas e o último a 30 de Novembro do ano passado quando, depois de não lhe ter sido dada a palavra, o presidente da câmara abandonou a sessão da assembleia municipal, gesto que foi acompanhado pelos vereadores socialistas.
Na sessão solene do 25 de Abril deste ano, João Lérias anunciou que não se iria recandidatar a qualquer cargo autárquico. Apesar disso manteve-se em funções e fez questão de estar presente ao lado do presidente da câmara, em todos os actos oficiais que requeriam a sua presença institucional.
O anúncio do apoio a Jaime Ramos do PSD, que não se pôde recandidatar em 2013 devido à lei de limitação de mandatos, mas que volta a ser candidato em Outubro, não surpreende.
A hostilidade de alguns elementos do PS do Entroncamento em relação a João Lérias, agravou-se a partir da altura em que a independência do presidente da assembleia municipal passou a ser elogiada pelos partidos da oposição, nomeadamente pelo PSD, mas isso não parece ter intimidado o autarca que, na mensagem colocada no Facebook, escreve também: “Votarei sem medos e com muita confiança no futuro que a cidade merece”.