uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Profissional de Rio Maior celebrou vinte e cinco anos e distinguiu os melhores alunos

Escola Profissional de Rio Maior celebrou vinte e cinco anos e distinguiu os melhores alunos

Número de alunos cresceu dos quarenta e quatro iniciais para os cerca de trezentos actuais

A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) comemorou, no dia 19 de Outubro, o seu 25º aniversário e o Dia do Diploma. A cerimónia decorreu no Auditório Silvino Sequeira, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e contou com a presença de toda a comunidade escolar e de várias entidades convidadas.
Antes da entrega dos Prémios de Mérito, o presidente do Conselho de Gerência da EPRM usou da palavra e começou por agradecer a todos os que colaboraram com a escola nos últimos 25 anos. João Lopes Candoso fez ainda referência ao gradual aumento do número de alunos desde a sua criação. “Eram 44 em 1992 e hoje são 300, muitos deles de concelhos vizinhos”, salientou.
Frisou ainda que foram criadas condições para que “a escola se tornasse estável e sustentável”, acrescentando ainda que “graças à criatividade e inovação, os seus alunos têm resultados muito positivos”.
João União, director pedagógico da EPRM, que iniciou a sessão, realçou os 90 por cento de sucesso escolar e a baixa taxa de abandono, que está actualmente nos 3,7. Houve 87% de diplomados e a empregabilidade após 3 meses da conclusão do curso estava nos 74%, sendo que 45% dos alunos diplomados se encontram a trabalhar e 29% irão dar continuidade os seus estudos via ensino superior.
Aos novos alunos e aos que continuam na EPRM foi-lhes transmitido que devem seguir o exemplo dos que receberam os seus diplomas e que fizeram uma excelente escolha quando resolveram matricular-se nesta escola. Fazendo a ponte com o mercado de trabalho, João União frisou a importância das parcerias da EPRM. “É devido à generosidade e responsabilidade social de algumas empresas e entidades parceiras que é possível oferecer os prémios de mérito aos melhores alunos”, disse.
Quanto aos Prémios de Mérito, que desde 2011 não são atribuídos a nível nacional, a EPRM continua a entregá-los, graças a uma “política de parcerias” em que foram distribuídos cerca de 2.600€ pelos 14 alunos que mais se distinguiram nos últimos três anos lectivos, o ciclo de formação 2014/2017.
As dez empresas parceiras que, usando da sua responsabilidade social, se associaram à Escola, financiando a atribuição dos Prémios de Mérito, foram a REMAX, António Filipe Neto, Intermarché de Rio Maior, UPONOR, OLITREM, TALENTER, FRAVIZEL, ADENE, ANEME e Grémio Riomaiorense.
Os melhores alunos dos vários cursos, que receberam prémios, foram: João Correia, Eduarda Martins, Inês Valada Frazão, Diogo Cruz, Diogo Barbosa, Francisco Costa Francisco Santos, Cláudio Gonçalves, André Figueiredo, Débora Marcelino, Daniel Filipe e Ana Carolina Urbano. O Melhor Aluno do Ciclo de Formação 2014/2017 foi Rui Filipe Mendes que arrecadou o prémio de 500€, patrocinado pelo Grémio Riomaiorense – Prémio José Pedro Canadas.
Na sua intervenção o delegado regional da direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Dr. Francisco Neves elogiou o funcionamento da EPRM e o trabalho de toda a comunidade escolar.
No final da sessão a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, relembrou os 25 anos de história da EPRM e agradeceu os contributos da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e da Cooperativa Agrícola de Rio Maior que juntamente com a câmara municipal são parceiros da escola desde a sua génese.
Isaura Morais deixou ainda uma mensagem ao frisar que o município de Rio Maior vai continuar sempre a apostar na educação, pois considera ser esse o principal pilar do desenvolvimento.
Da parte de tarde toda a comunidade educativa da EPRM participou numa “GLOW Party”, onde se reforçaram os laços de amizade e se reforçou o espírito de grupo. Durante a festa foi distribuído um lanche para todos, com o apoio das Indústrias Carnes Nobre, Pampor e Sumol/Compal.

Escola Profissional de Rio Maior celebrou vinte e cinco anos e distinguiu os melhores alunos

Mais Notícias

    A carregar...