uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Junta de Almeirim muda de instalações pela quinta vez
MUDANÇA. Deslocação da junta tem a ver com a reinstalação do tribunal foto O MIRANTE

Junta de Almeirim muda de instalações pela quinta vez

Sede da autarquia vai passar a funcionar, provisoriamente, numa loja mas dentro de alguns anos deverá ser instalada no antigo posto da GNR.

A Junta de Freguesia de Almeirim vai passar a funcionar numa loja na Rua de Coruche. A mudança é provisória e deve-se à mudança do tribunal da cidade para o edifício onde até agora funcionava a junta, que vai ser adaptado para o efeito. Esta é a quinta mudança de sede da junta e dentro de cerca de dois a três anos vai ocorrer a sexta transferência de instalações, para o antigo posto da GNR, onde tem funcionado o tribunal. Durante este período vão decorrer as obras para a reinstalação do tribunal, a sua mudança e as obras de adaptação das antigas instalações da GNR para albergar a junta.
Enquanto decorrem obras no edifício de três pisos da Rua Bernardo Gonçalves onde a junta de freguesia esteve nos últimos quatro anos, a junta passa a funcionar na Rua de Coruche até que o tribunal saia das antigas instalações da GNR, altura em que a junta se muda então para este edifício, depois de algumas adaptações.
Só durante os mandatos de Joaquim Sampaio como presidente a junta mudou-se quatro vezes. A junta começou por funcionar numa casa de habitação adaptada na rua do Paço que começou a ter problemas de infiltrações. Quando Joaquim Sampaio toma posse no seu primeiro mandato já o anterior executivo tinha negociado a aquisição de uma loja nuns prédios novos junto à igreja paroquial.
Ao fim de seis anos nas instalações junto à igreja, concluiu-se que o espaço já não servia os interesses da autarquia. Joaquim Sampaio negociou então a permuta do espaço com a Câmara de Almeirim, que dava o antigo posto da GNR no Largo Manuel Rodrigues Pisco. Com a necessidade de se ceder um espaço para a instalação do tribunal. A permuta foi assinada mas não se concretizou na prática. A câmara arrendou o antigo posto ao Ministério da Justiça mas decidiu compensar a junta transferindo os 1800 euros que cobra de renda. Com esse dinheiro Sampaio arrendou duas lojas em frente aos paços do concelho, pelas quais estava a pagar perto de 1700 euros. Neste espaço a sede da junta aguentou-se mais de dez anos.
No início de 2013 decidiu-se fazer outra mudança porque já não havia espaço para o arquivo e os gabinetes já não chegavam. A junta passou para um edifício de três pisos arrendado na rua Bernardo Gonçalves poupando cerca de 200 euros nas despesas de arrendamento. Entretanto há a necessidade de reinstalar o tribunal, já que o edifício do antigo posto da Guarda tem muitas limitações para o serviço. O presidente da câmara, Pedro Ribeiro, decidiu comprar o edifício onde até agora estava a junta e devolver o espaço do tribunal à junta.

Junta de Almeirim muda de instalações pela quinta vez

Mais Notícias

    A carregar...