uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sons de Sempre regressaram ao palco onde tudo começou
Grupo de música tradicional portuguesa assinalou aniversário com espectáculo musical - foto O MIRANTE

Sons de Sempre regressaram ao palco onde tudo começou

Grupo de música tradicional portuguesa do Bom Sucesso, Alverca, assinalou três anos de actividade com um espectáculo.

Três anos depois do primeiro concerto, Alberto Silva, Carlos Ferreira, Élia Rodrigues, Fernando Soares, Jaime Rodrigues, Joaquim Pires, José Lérias, José Noras, Madalena Pereira e Paula Cirilo voltaram a subir ao mesmo palco onde começou o grupo de música tradicional portuguesa Sons de Sempre: o Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira. Foi na tarde de domingo, 28 de Janeiro.
A ideia partiu de Jaime e Élia Rodrigues, professores de música, que depois de 35 anos a tocarem juntos na banda Via Láctea deram início a um projecto musical diferente. “O Centro Cultural tinha a mesma ideia que nós e lançou-nos a proposta. Foi só acertar alguns pormenores e avançámos logo”, explicou Jaime Rodrigues a O MIRANTE.
Estudiosos da música, este casal aproveitou as recolhas etno-musicais portuguesas, feitas no século XX por Michel Giacometti, para produzir arranjos musicais e construir um repertório que represente a música tradicional portuguesa de todas as regiões. É Jaime Rodrigues quem compõe a maioria dos arranjos. Toca guitarra, bateria, baixo, cavaquinho, flauta e bandolim e aproveita o tempo livre para encontrar novas ideias para aumentar o repertório do grupo. “Quanto mais sujo estiver o som melhor para mim porque não tenho tendência em copiar sonoridades parecidas”, contou.
Para compor a banda lançaram o desafio a vários alunos, todos residentes no concelho de Vila Franca de Xira, e alguns deles “nascidos e criados no Bom Sucesso”. A forma de estar de cada um e o gosto pela música foram condições essenciais, mais importantes do que a mestria em tocar os instrumentos. Todos músicos amadores, reconhecem que têm um longo caminho a percorrer e muitas coisas a melhorar mas mostram grande satisfação pelo caminho já percorrido. Não tocam pelo dinheiro e não recebem cachê pelas actuações, sendo que a única ajuda que usufruem são os subsídios para ajudar nas deslocações para os concertos.
Durante uma hora, e perante um auditório completo, os “Sons de Sempre” fizeram uma viagem pelos sons tradicionais de todas as regiões de Portugal, começando pela ilha da Madeira e terminando no Algarve.
Antes, o grupo espanhol “El Brezo”, da região de Badajoz, deu um concerto para apresentar as músicas tradicionais da Estremadura espanhola no âmbito de um intercâmbio feito com o grupo português. A celebração terminou com o tradicional bolo de aniversário e um brinde com champanhe.
Para assinalar a ocasião esteve presente a vereadora Fátima Antunes (PS) e Joaquim Carreira (CDU), representante da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.

Sons de Sempre regressaram ao palco onde tudo começou

Mais Notícias

    A carregar...