uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estafeta criada por dois amigos já dura há mais de trinta anos
Equipa Manuel da Piedade Costa homenageou o antigo treinador - foto O MIRANTE

Estafeta criada por dois amigos já dura há mais de trinta anos

Prova de atletismo une os concelhos de Alcanena e de Rio Maior e este ano foi evocada a memória de um dos fundadores, Manuel da Piedade Costa, falecido há um ano. O Clube de Natação de Rio Maior dominou a competição.

Em 1987, dois entusiastas do atletismo, Manuel da Piedade Costa, de Alcanena e Jorge Miguel, de Rio Maior, decidiram criar uma prova de corrida que veio para ficar: a estafeta Rio Maior - Alcanena, que este ano teve a sua 32ª edição com uma homenagem a Manuel da Piedade Costa, falecido em Janeiro de 2017.
Elisa Alves, Maria José Ferreira, Carla Justino, Carla Lopes, Carla Vicente Jorge e Maria Monteiro foram pupilas de Manuel da Piedade Costa e este ano criaram uma equipa com o nome do seu antigo treinador para evocarem a amizade, a força e os princípios que o carteiro de Alcanena sempre lhes transmitiu. “Os treinos eram sempre um misto de incentivo e brincadeira, para que os resultados fossem os melhores”, contam as atletas que usaram camisolas com o nome do antigo treinador.
A estafeta é uma prova já com tradições no panorama do atletismo regional e onde a campeã mundial dos 50 km marcha, Inês Henriques, faz questão de participar, apesar de a corrida não ser a sua especialidade. A atleta do Clube de Natação de Rio Maior - emblema que este ano venceu as provas feminina e masculina - disse a
O MIRANTE que veio no sábado, 27 de Janeiro, de Serra Nevada (Espanha), onde estava a treinar, para participar na prova que conta com a sua presença há mais de vinte anos. “Esta edição foi especial pela homenagem ao Manuel Costa, que começou tudo isto com o professor Jorge Miguel e não quis faltar”, afirmou.
Jorge Miguel e Manuel Costa iniciaram uma amizade que durou mais de quarenta anos. Jorge Miguel, treinador de atletismo em Rio Maior, lembra que Manuel Costa tinha uma grande paixão pelo atletismo e desafiou-o a criarem uma estafeta que unisse os dois concelhos.
As Câmaras de Rio Maior e Alcanena acolheram bem a ideia e “cá estamos 32 anos depois de muitas conquistas e peripécias”, recorda Jorge Miguel que considera esta homenagem ao amigo Costa “muito bonita e merecida”. “O Costa sempre teve muita proximidade com as atletas que descobria e desafiava para treinar. Tratava-as como um pai trata as filhas e muitas vezes ia buscá-las a casa para treinarem ou irem para as provas”, conta o treinador.
O professor de Rio Maior sublinhou que o nome de Manuel Costa vai ficar para sempre ligado a esta estafeta e à história do atletismo em Alcanena e no distrito de Santarém.
Este ano partiram de Rio Maior 39 equipas masculinas e de Alcanede 19 equipas femininas. O Clube de Natação de Rio Maior venceu a prova nos sectores masculino e feminino. O Desportivo Industrial Vieirense venceu a prova de veteranos.

Estafeta criada por dois amigos já dura há mais de trinta anos

Mais Notícias

    A carregar...