uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Rota das Carmelitas atravessa o concelho de Ourém e estará concluída em Maio

A Câmara de Ourém está a concluir, em conjunto com os municípios do distrito de Coimbra e Leiria, a última fase da Rota das Carmelitas. A informação foi dada pelo presidente da autarquia, Luís Albuquerque (PSD/CDS), em sessão camarária. A previsão é que as obras estejam concluídas em Maio deste ano.
O projecto “Caminhos de Fátima – Rota das Carmelitas” existe desde 2010, tendo existido uma primeira fase de operacionalização em 2011. Ficou a faltar, nessa altura, a concretização no terrenos das intervenções que assegurariam uma adequada e completa estruturação da Rota, nomeadamente a sinalização, qualificação e segurança da rota; colocação de placas informativas sobre locais a visitar, alojamento, alimentação, postos de saúde, lojas e vias alternativas.
De 2011 até agora não houve novidades deste projecto. Albuquerque referiu que o município de Ourém vai investir cerca de 230 mil euros neste projecto, que terá apoio de fundos comunitários. A Rota das Carmelitas vai atravessar o concelho de Ourém, de Freixianda até Fátima, num total de 42 quilómetros. O percurso passa pelos concelhos de Coimbra, Penela, Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova e Ourém. O ponto inicial desta rota é o Carmelo de Coimbra, local onde a Irmã Lúcia (uma dos três pastorinhos de Fátima) viveu os últimos anos da sua vida, e o ponto final é o Santuário de Fátima. A Rota das Carmelitas terá um percurso total de 111 quilómetros.

Mais Notícias

    A carregar...