uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fecho de passagem de nível no centro de Vila Franca de Xira deve ser prioridade
APELOS. Autarcas estão preocupados e pedem soluções rápidas para reduzir sinistralidade - foto arquivo O MIRANTE

Fecho de passagem de nível no centro de Vila Franca de Xira deve ser prioridade

Presidente do município diz que a travessia tem de ser suprimida. Solução pode passar pela requalificação do largo 5 de Outubro.

O encerramento definitivo da passagem de nível junto ao cais de Vila Franca de Xira, onde recentemente morreu um ex-autarca da cidade, deve constituir uma prioridade e ser concretizado rapidamente. Quem o diz é o presidente do município, Alberto Mesquita, que reputou de “trágica” a morte de Carlos Romano, ex-autarca da assembleia de freguesia que foi atropelado por um comboio no mês passado.
“O Carlos morreu de forma trágica, brutal e estúpida. Trouxe-nos a necessidade de repensar rapidamente o que fazer ali. Já se fecharam algumas passagens mas não todas. Esta tem tido uma sinistralidade muito acentuada ao longo dos anos e a prevenção é decisiva para se evitarem novas perdas humanas”, notou o autarca.
A passagem superior rodoviária que estava planeada para o local, metálica e de uma faixa apenas, só avançaria se o condomínio Jardins do Arroz, da Obriverca, avançasse. Mas, sem essa perspectiva no horizonte, Mesquita diz que é tempo da câmara pensar noutra solução que contemple, por exemplo, toda a requalificação do vizinho largo 5 de Outubro.
“Vamos ter de voltar ao tema, arranjar uma solução que rapidamente feche a passagem. Se é uma passagem superior ou inferior ainda não sabemos. Acho que vale a pena retomarmos os estudos e encontrar soluções estéticas mais interessantes. Tudo isto tem de estar interligado e teremos de a contemplar na requalificação da entrada sul da cidade. O que posso garantir é que vamos trabalhar para encerrar aquela passagem de nível”, afiançou o autarca.
Mesquita respondia aos vereadores da CDU e do Bloco de Esquerda que lamentaram o acidente e exigiram soluções. “Entendemos que a câmara no imediato, e sem prejuízo das entidades estatais estudarem outras soluções para o local, deve exigir a reposição do guarda de passagem de nível que ali existia”, defendeu Nuno Libório (CDU).
Já o Bloco de Esquerda, pela voz de Carlos Patrão, mostrou-se “muito preocupado” com o perigo que a passagem representa e a necessidade de serem tomadas “medidas extraordinárias” para reduzir a sinistralidade no local. O BE informou que vai também, nas próximas semanas, apresentar propostas concretas a votação para minimizar os riscos de acidentes nas passagens de nível.
Já na última semana O MIRANTE noticiara a apreensão dos moradores da cidade face ao problema. Apesar de existirem duas alternativas pedonais seguras a esta passagem de nível – uma na estação de comboios e outra directamente ligada à biblioteca – a verdade é que muitos moradores a usam pela proximidade e comodidade do cruzamento. E é a única que permite a passagem de automóveis.

Fecho de passagem de nível no centro de Vila Franca de Xira deve ser prioridade

Mais Notícias

    A carregar...