uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Isenção de taxas moderadoras a vítimas de legionella elogiada em Vila Franca de Xira
foto O MIRANTE

Isenção de taxas moderadoras a vítimas de legionella elogiada em Vila Franca de Xira

Aprovada resolução sobre o tema na Assembleia da República. Associação de vítimas do surto inaugura a nova sede no dia 3 de Fevereiro no Forte da Casa.

O município de Vila Franca de Xira congratulou-se na última semana com a aprovação em Assembleia da República do projecto de resolução que recomenda ao Governo a tomada de medidas que, entre outras, isente do pagamento de taxas moderadoras as vítimas de surtos de infecção por legionella.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), considera que se trata de uma “boa notícia” e do reconhecimento de uma reivindicação que Vila Franca de Xira há muito defendia. No surto registado naquele concelho em Novembro de 2014 (o terceiro maior de que há registo no mundo), doze pessoas perderam a vida e mais de 400 foram infectadas.
A resolução da Assembleia da República nº15/2018, já publicada em Diário da República, recomenda ao Governo a tomada de medidas que promovam a prevenção da doença dos legionários causada pela bactéria legionella, promova a qualidade do ar de edifícios climatizados e a isenção do pagamento de taxas moderadoras em casos de surtos de infecção por legionella. O documento quer que o governo proceda também a um estudo de avaliação sobre a necessidade de implementar um programa nacional de saúde para a prevenção primária da doença dos legionários.
O documento exige também que seja promovida “uma campanha informativa de divulgação dos meios de prevenção primária da doença nos principais meios de comunicação social e em todos os serviços públicos com locais de atendimento, incluindo autarquias”.
Os deputados exigem também um reforço de meios humanos e materiais na área da saúde pública para a realização de avaliações, auditorias e inspecções à qualidade do ar interior de edifícios de serviços públicos e privados dotados de sistemas de climatização, bem como à qualidade do ar exterior nos perímetros dos edifícios.

Associação de vítimas com nova sede no Forte da Casa
É inaugurada no sábado, 3 de Fevereiro, a sede da associação de apoio às vítimas do surto de legionella de Vila Franca de Xira. As instalações ficam situadas na Rua da Soda Póvoa, no bairro da Soda Póvoa, loja B7, no Forte da Casa, uma das localidades mais afectadas pelo surto. As instalações foram cedidas à associação pela Câmara de Vila Franca de Xira.

Isenção de taxas moderadoras a vítimas de legionella elogiada em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...