uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém nas mãos de Marcelo
Autarcas e população deixaram flores junto à estátua de Salgueiro Maia

Comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém nas mãos de Marcelo

Presidente do município ribatejano já escreveu ao Presidente da República manifestando a intenção da cidade em acolher essas celebrações em 2024.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), já escreveu ao Presidente da República manifestando a vontade da cidade ribatejana em acolher as comemorações nacionais do 25 de Abril, em 2024. Caso Marcelo Rebelo de Sousa aceite a proposta, o autarca diz que nessa altura serão dedicadas 50 semanas à Revolução dos Cravos e aos valores da liberdade.
Ricardo Gonçalves deixou essa informação no seu discurso durante a cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, realizada no dia 25 de Abril junto à estátua evocativa do capitão de Abril na cidade. O autarca acrescentou que o município quer também perpetuar esse momento de viragem histórica do Portugal contemporâneo com a criação do Museu de Abril e dos Valores Universais em que já se está a trabalhar, tendo sido criada uma comissão para o efeito.
Autarca do PSD com críticas à austeridade
O autarca fez ainda um breve retrato crítico da actualidade, não esquecendo casos recentes como a suspensão das obras no bloco operatório do Hospital Distrital de Santarém por recusa de visto por parte do Tribunal de Contas, referindo que “não é aceitável que hospitais aguardem por obras necessárias e urgentes e se mantenham reféns da máquina burocrática, que escraviza os mais elementares princípios do interesse e do serviço público”.
Referindo que há ainda muito a fazer pela justiça e igualdade social, o autarca disse também que não é aceitável que não haja dinheiro para suprir necessidades urgentes das populações mas tenha havido quase 20 milhões de euros dos contribuintes para resgatar bancos. “Não é aceitável que os portugueses tenham das maiores cargas fiscais de sempre e dos mais baixos salários mínimos da Europa”, acrescentou, contestando a ideia de que com o Governo anterior havia uma austeridade negativa de direita e com o actual Governo há uma austeridade positiva de esquerda. “Austeridade é austeridade”, disse, “e os portugueses sabem, porque a sentiram e sentem na pele”.
Durante a cerimónia, em que participaram a Banda do Xartinho e um pequeno contingente do Exército, discursaram ainda Sofia Almeida, da Comissão para as Comemorações do 25 de Abril, e o coronel Delgado Fonseca, da Associação 25 de Abril, que enalteceram os valores da liberdade e do inconformismo face às injustiças e desigualdades que ainda se vão verificando.

Comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém nas mãos de Marcelo

Mais Notícias

    A carregar...