Igreja de Santa Iria mais perto de receber obras
Município de Santarém, Diocese de Santarém e Fábrica da Igreja de Santa Iria acertam agulhas para intervenção em templo na Ribeira de Santarém fechado há 20 anos.
A Câmara Municipal de Santarém, a Diocese de Santarém e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém assinaram na segunda-feira, 30 de Abril, um protocolo que visa a requalificação da Igreja de Santa Iria, na Ribeira de Santarém, que se encontra fechada há cerca de 20 anos e em avançado estado de degradação.
Um relatório elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) refere a necessidade de uma intervenção no imóvel de forma a que o mesmo possa ser requalificado e reaberto ao público tão breve quanto possível.
O templo pertence à Igreja Católica mas a intervenção vai ser promovida pela Câmara Municipal de Santarém e objecto de candidatura a financiamento da União Europeia. O orçamento previsto é de 823 mil euros, devendo contar com apoio comunitário de 85%.
A Igreja de Santa Iria, classificada como imóvel de interesse público desde 1978, é um templo de origem medieval que sofreu importantes intervenções nos séculos XVI e XVII. Nas suas imediações passa a movimentada linha ferroviária do Norte, que estará na origem das brechas que foram aparecendo em parte do templo, pondo em causa a sua estabilidade. A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém é a proprietária do imóvel e não tem meios financeiros para proceder à sua recuperação.