uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Novos desafios para artesãos e produtores agro-alimentares do Ribatejo Interior
Iniciativa vai decorrer na Casa-Memória de Camões

Novos desafios para artesãos e produtores agro-alimentares do Ribatejo Interior

TAGUS promove encontro em Constância no qual apresenta linhas de apoio a estas actividades.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, promove no dia 20 de Junho, em Constância, um encontro para debater os desafios dos artesãos e produtores agro-alimentares. A iniciativa vai decorrer na Casa-Memória de Camões, às 17h00, e dirige-se a produtores e artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal, que vão ser informados das linhas futuras que a TAGUS tem preparadas para apoiar artesãos e produtores.
O objectivo da iniciativa é “falar destes produtos genuínos portugueses, quais os desafios e como, através da inovação e do trabalho conjunto, se pode ultrapassar os obstáculos do dia-a-dia”, refere a associação. O encontro vai ter as intervenções de elementos da ATHACA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, da B’TEN - Business Talent Enterprise Network e da TerraProjectos – Consultoria Agrária, Agro-Alimentar e Ambiental, Lda. O técnico coordenador da Associação de Desenvolvimento Local do Minho vai partilhar a experiência de como foi construir a “Rota do Linho e do Ouro”, um projecto nacional exemplar não só em termos culturais, como também sociais e turísticos.
Quem também vai dar o seu testemunho é João Pereira, fundador das empresas TerraProjectos e da Beira Baixa Inesquecível Lda – Turismo de natureza e gastronomia beirã, membro da direcção de várias associações e cooperativas de produtores e ainda director da Revista Frutas, Legumes e Flores. A B’TEN vai ter no encontro dois dos seus consultores. José Vasconcelos e Sérgio Lorga. O primeiro vai falar do que mudou na actividade rural nestes últimos 30 anos, “como se passou de produção agrícola e alimentar artesanal baseada numa lógica de produção em que o escoamento estava garantido, para uma actividade em que impera a diferenciação e a garantia de escala”. Sérgio Lorga vai abordar a evolução dos mercados, novos modelos de integração e dinamização de acções associadas ao artesanato.
O encontro insere-se no projecto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este encontro segue uma estratégia da TAGUS para ajudar os artesãos e produtores agro-alimentares a tornarem-se ainda mais competitivos.
Para mais informações e inscrições deve consultar o sítio na Internet da TAGUS (www.tagus-ri.pt), ou através do telefone 241 106 000.

Novos desafios para artesãos e produtores agro-alimentares do Ribatejo Interior

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques