uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sucesso da Escola de Desporto de Rio Maior criou problema de falta de alojamento
Estudantes têm dificuldade em arranjar alojamento em Rio Maior

Sucesso da Escola de Desporto de Rio Maior criou problema de falta de alojamento

Município e comunidade académica reclamam há muito a criação de uma residência de estudantes na cidade.

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), considera que o sucesso da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), criada há cerca de 20 anos, “tem provocado um problema, mas dos bons”, que se prende com a falta de alojamento local para fazer face à procura dos estudantes. Daí ser imperiosa a construção de uma residência de estudantes na cidade, uma reivindicação antiga e cuja solução parece agora estar bem encaminhada. A autarca referiu, na sessão solene do 38.º aniversário do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), que o município “está a fazer o seu trabalho e a pressionar o Governo” nesse sentido.
O presidente do IPS, Jorge Justino, que está prestes a cessar funções, apontou também a criação de uma residência de estudantes em Rio Maior como um “objectivo urgente”, defendendo que se pressione a tutela no sentido de acelerar o processo, pois os estudantes dessa escola “não podem ser eternamente prejudicados”.
Durante a sessão, que se realizou no auditório da Escola Superior de Desporto, Isaura Morais disse ainda que a criação da ESDRM “constitui um bom exemplo de como um instituto politécnico pode contribuir para o desenvolvimento de uma cidade, de um concelho e de uma região”.
Antes, o director da ESDRM, João Moutão, já se tinha pronunciado nesse sentido, referindo que os estudantes “são uma comunidade muito feliz” nessa escola e na cidade, deixando elogios a Marçal Grilo - ministro da Educação à época da criação da Escola de Desporto de Rio Maior, em 1997, e presente na sessão -, “pela coragem e ousadia” de tomar essa decisão. Características que disse faltarem por vezes aos nossos governantes.

Sucesso da Escola de Desporto de Rio Maior criou problema de falta de alojamento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques