uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aldeia de Arrouquelas acolhe até Agosto 180 jovens de todo o mundo

Aldeia de Arrouquelas acolhe até Agosto 180 jovens de todo o mundo

Iniciativa é mais uma vez da H2O - Associação de Jovens de Arroquelas, que tem vindo a dinamizar projectos internacionais.

A H2O - Associação de Jovens de Arroquelas está a dinamizar projectos internacionais que trazem este Verão, a essa aldeia do concelho de Rio Maior, 180 jovens de vários países europeus, da Coreia do Sul e de Taiwan.
Desde 28 de Junho, estiveram na aldeia 30 jovens de 12 países europeus a participar no primeiro dos quatro projectos de mobilidade internacional que a H2O dinamiza este Verão no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Acção.
Nesta acção, que decorreu durante cerca de uma semana, líderes de organizações juvenis desenvolveram ferramentas de combate ao radicalismo, num contexto de educação não formal, de forma a utilizar a diversidade cultural para fomentar a tolerância e encontrar raízes europeias comuns, disse à Lusa o presidente da H2O, Alexandre Jacinto.
A partir de dia 18 e até 29 de Julho, outros 30 jovens (10 portugueses e os restantes de países dos vários continentes) estão na aldeia para participar num campo de trabalho internacional, durante o qual irão fazer o arranjo de caminhos, a criação de um posto de vigia e acções de vigilância da floresta.
A 5 de Agosto chegam a Arroquelas 75 jovens (15 nacionais e 60 de dez países europeus) para um intercâmbio internacional intitulado “My Green steps... through the forest”, que trabalhará a atitude ambiental e a questão das florestas, adiantou.
Alexandre Jacinto realçou as “temáticas actuais” abordadas e o “grande impacto social” junto da comunidade gerado pela “participação activa dos jovens no meio rural”. A associação iniciou o trabalho com jovens e o seu envolvimento em projectos internacionais há 21 anos, salientando o dirigente o facto de esta dinâmica acontecer “numa pequena aldeia, com pouco mais de 800 habitantes” e de forma “totalmente voluntária”.
“A H2O é referência a nível internacional pela qualidade dos projectos de mobilidade internacional que implementa, com toda a exigência e criatividade, respeitando os valores europeus”, afirmou. O trabalho desenvolvido junto dos jovens tem contribuído para a “prevenção de comportamentos desviantes” e para “proporcionar uma abertura de horizontes e oportunidades a vários níveis, no sentido de serem cidadãos empenhados no desenvolvimento das suas comunidades”, salientou.

Aldeia de Arrouquelas acolhe até Agosto 180 jovens de todo o mundo

Mais Notícias

    A carregar...