
Bilheteira da estação de Alhandra passa a abrir só às sextas-feiras
Autarcas e utentes estão indignados com a decisão e exigem respostas
A partir de segunda-feira, 16 de Julho, as bilheteiras da estação de comboios de Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, passaram a abrir apenas uma vez por semana, às sextas-feiras, entre as 07h00 e as 12h00 e de tarde entre as 13h30 e as 15h15. Ao dispor dos clientes ficam apenas as máquinas automáticas para compra de bilhete, que nem sempre estão em perfeitas condições de funcionamento e onde os mais velhos têm dificuldades em utilizar. O encerramento da bilheteira vai tornar mais difícil também a obtenção de informações sobre os horários e destinos dos diferentes comboios da linha do norte. Além das bilheteiras também a totalidade do edifício vai encerrar portas nesse período. A CP explicou à Câmara de Vila Franca de Xira que o fecho tem carácter “temporário” e está relacionado com o período de férias do pessoal, estando prevista a reabertura a partir do final de Agosto. Além das máquinas automáticas de venda de bilhetes os passageiros poderão também comprar os títulos a bordo junto do revisor do comboio.
A decisão apanhou os utentes de surpresa e a junta de freguesia está indignada com a situação, já tendo solicitado ao conselho de administração da Comboios de Portugal (CP) um esclarecimento sobre o motivo do encerramento. Teme-se também que, com a falta de um funcionário nas bilheteiras, possa vir a aumentar o vandalismo e a insegurança na estação.
“Na missiva que enviámos manifestamos a total oposição ao encerramento ou redução do horário de funcionamento das bilheteiras da estação, porque se trata de um serviço indispensável à população. Esta estação necessita de um serviço presencial de atendimento nas bilheteiras. São muitas as pessoas que a utilizam, muitas das quais idosas, que não sabem utilizar os meios automáticos”, critica Rudolfo Correia, secretário do executivo da junta.
O autarca lembra também que, além do encerramento das bilheteiras, “acresce a ausência de uma sala de espera, muito frequentada, nomeadamente nos dias com condições climatéricas adversas. Muitas são as razões para a existência deste serviço na estação da CP em Alhandra, pelo que não compreendemos, nem aceitamos, qualquer tentativa de encerramento ou redução de horário de funcionamento”, critica.

Mais Notícias
Destaques
