uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dia da cidade de Alverca marcado por discursos emocionados

Dia da cidade de Alverca marcado por discursos emocionados

União de Freguesias celebrou o 28º aniversário da elevação de Alverca do Ribatejo a cidade e distingiu personalidades locais de diversas áreas de actividade.

Pedro Cera, encenador do Grémio Dramático Povoense, do Grupo de Teatro GrutaForte e um dos fundadores do Cegada Grupo de Teatro, teve um dos discursos mais emocionados e aclamados da sessão comemorativa do 28º aniversário da elevação de Alverca do Ribatejo a cidade, onde recebeu o Galardão de Mérito Cultural atribuído pela União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Classificando-se como um “louco assumido pela vida, pela arte, pela cultura e por pessoas que se atrevem a concretizar as suas ideias: os artesãos, os artistas, os arquitectos, os cientistas”, Pedro Cera agradeceu à união de freguesias o reconhecimento pelo seu trabalho e à Câmara de Vila Franca de Xira o facto de ter conseguido trabalhar, ao longo dos anos, com grupos pagos através de protocolos assinados com a autarquia.
Na sessão realizada na sexta-feira, 13 de Julho, no Depósito Geral de Material da Força Aérea, o encenador referiu ainda que “fazer coisas em cultura neste país não é tarefa facilitada” e que “os territórios da criação artística continuam a ser o parente mais pobre do apoio e da falta de vontade estatal”.
Também o discurso de Bruno Miguel foi carregado de emoção, quando recebeu o Galardão de Mérito Autárquico, em representação do pai, José Patrício Miguel, que fez parte do executivo da junta de freguesia em vários mandatos, de 2005 a 2017, e que faleceu no ano passado.
Fernando Orge, que foi jogador e treinador de futebol e actualmente é presidente do Futebol Clube de Alverca, recebeu o Galardão de Mérito Desportivo. A AIPNE – Associação para Integração de Pessoas com Necessidades Especiais foi galardoada de Mérito Social e o Galardão de Mérito Empresarial foi atribuído à Boutique de Pão Roma.
O evento evocou também o centenário do Depósito Geral da Força Aérea e da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, SA, bem como o cinquentenário do Museu do Ar e da Fundação CEBI. A União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, entregou ainda uma placa como forma de agradecimento à Força Aérea, no âmbito do centenário do Depósito Geral.
Carlos Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, lembrou a importância dessas instalações militares e da OGMA no desenvolvimento da cidade de Alverca. Já Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira e alverquense, elogiou a importância de cada um dos galardoados nesta celebração.
Ambos os autarcas evocaram as qualidades e o exercício de cidadania de João Quítalo e o voto de pesar pelo seu recente falecimento, assim como feito um minuto de silêncio em sua memória.
A OGMA foi a empresa galardoada de Mérito Tecnológico e Científico. A empresa, que fez cem anos no dia 29 de Junho, é a sexta empresa mais antiga do sector da aeronáutica do mundo e uma das maiores empregadoras do concelho, com 1860 colaboradores.

Dia da cidade de Alverca marcado por discursos emocionados

Mais Notícias

    A carregar...