uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escuteiros de Santarém vão ter nova sede no antigo quartel da Cavalaria

Escuteiros de Santarém vão ter nova sede no antigo quartel da Cavalaria

Município vai ceder gratuitamente a Sala dos Cavaleiros de Timor ao Agrupamento 52, que ficará responsável pela realização das obras necessárias.

A Câmara Municipal de Santarém decidiu ceder gratuitamente um edifício na antiga Escola Prática de Cavalaria para o Agrupamento 52 do Corpo Nacional de Escutas instalar ali a sua sede. O espaço solicitado é a Sala dos Cavaleiros de Timor, que se encontra devoluto. No protocolo assinado na sexta-feira, 13 de Julho, os escuteiros comprometem-se a efectuar, no prazo de três anos, as obras necessárias para o desenvolvimento da sua actividade.
O Agrupamento 52 fica também com a incumbência de assegurar os serviços de higiene, limpeza e manutenção do espaço cedido pelo município, bem como a suportar as despesas com o abastecimento de água e de energia eléctrica.
A proposta aprovada em reunião de câmara define que o protocolo tem uma vigência de 30 anos, sendo renovável por períodos de 10 anos. O município não tinha utilização prevista para esse imóvel, tendo considerado que a sua cedência permitirá manter a dignidade do espaço e a sua manutenção permanente.
A cedência dessas instalações prevê também a extinção do direito de superfície do terreno sito na Quinta do Valbom, anteriormente cedido pelo município aos escuteiros para o mesmo fim e cujo projecto nunca se chegou a concretizar,
Na sua edição de 21 de Fevereiro de 2018, O MIRANTE relatava que o Agrupamento 52 de Santarém já teve várias sedes ao longo dos seus 70 anos de existência, encontrando-se instalado há cerca de cinco anos numa sede provisória localizada nas antigas oficinas da Escola Prática de Cavalaria. Relatávamos ainda que o Agrupamento 52 é composto por 122 jovens, acompanhados por 25 dirigentes. A dimensão desse grupo de escuteiros tem-se revelado o maior obstáculo na procura de uma nova sede. Apesar de terem visitado vários espaços possíveis nem todos eles reuniam as condições físicas necessárias para os receber.

Radioamadores do Ribatejo também vão para a EPC

A Associação de Radioamadores do Ribatejo também está de malas aviadas para a antiga Escola Prática de Cavalaria. A Câmara de Santarém aprovou o protocolo assinado a 13 de Julho que visa a cedência de instalações nos mesmos moldes da que envolve os escuteiros. O tempo de cedência é que é menor, de 5 anos, renovável por iguais períodos caso ambas as partes assim o entendam. A associação tem sede actualmente no Largo Infante da Câmara.

Escuteiros de Santarém vão ter nova sede no antigo quartel da Cavalaria

Mais Notícias

    A carregar...